Publicidade
Manaus
Manaus

Eleições para conselhos tutelares de Manaus ocorrem neste domingo

Hoje, membros do Conselho Municipal lacraram  todas as urnas liberadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM) 25/05/2012 às 19:53
Show 1
Os lacre foram inseridos nas urnas nesta sexta-feira
Maria Derzi Manaus

Mais de cem candidatos estão participando das eleições para  os nove Conselhos Tutelares de Manaus,  que acontecem domingo (27/05), entre 8h e 17h,  nas zonas rurais e urbanas da cidade.

Hoje, membros do Conselho Municipal lacraram  todas as urnas liberadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM). “Por conta das eleições municipais, o TRE só liberou as urnas  para votação manual”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca), Amanda  Ferreira. 

A presidente avisa que, para votar, o eleitor – qualquer cidadão tem o direito - deve apresentar o documento de identidade e o título eleitoral. “Ele tem que votar numa escola que esteja agrupada à sua zona eleitoral”, disse Amanda.

Ela explica que os candidatos são pessoas da sociedade relacionadas a qualquer setor da área da infância e adolescência. “E que desenvolveram por, pelo menos, dois anos, projetos em defesa dos direitos da criança e do adolescente”, disse.

 O conselho indica que, por serem as mais populosas, as zonas Norte e Leste detêm a maior necessidade de ação dos conselhos tutelares. “Elas apresentam as maiores incidências de casos relacionados à criança e ao adolescente”, disse.

As eleições serão acompanhadas pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). “Desde o agosto, o Ministério Público alerta sobre o cumprimento dos prazos das eleições por conta deste ano eleitoral”, disse a procuradora Nilda Silva. Veja a lista completa com os nomes dos candidatos.