Publicidade
Manaus
Manaus

Eleitores cobram atitude de candidatos em Manaus

Moradores de bairros das Zonas Norte e Leste reclamaram da ausência dos candidatos a prefeito e vereador na comunidade 04/10/2012 às 08:49
Show 1
O agente Zezito Lopes diz que sociedade não acredita mais nos políticos
Kleiton Renzo Manaus

Moradores de bairros das Zonas Norte e Leste de Manaus ouvidos por A CRÍTICA, nessa quarta-feira (3), reclamaram da performance dos candidatos a prefeito e vereador que só repetem promessas e não resolvem os problemas da população. As declarações foram dada a três dias do encerramento da campanha nas ruas antes do primeiro turno do pleito.

A reportagem percorreu os bairros do Zumbi 3, Jorge Teixeira, Amazonino Mendes e os conjuntos Mundo Novo e Núcleo 2 na Cidade Nova e ouviu as reclamações. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), as Zonas Norte e Leste representam 39% do eleitorado de Manaus, um montante de 459.300 mil pessoas.

Para o agente de serviço de aeroporto, Zezito Lopes, 52, morador do bairro Zumbi 3, a sociedade não crê mais nas promessas políticas e o reflexo disso é a diminuição das ações de rua dos candidatos. “Acho que a descrença nos políticos é o que está diminuindo essas caminhadas nos bairros. O pessoal não acredita mais nisso tudo”, afirmou Zezito Lopes.

“Ainda estou indecisa. Não sei em quem votar nem para prefeito nem para vereador”, afirmou a dona de casa Graciete Pereira, 45, moradora há 28 anos do bairro Jorge Teixeira. Dona Graciete reclamou que durante todo o período de campanha não houve nenhuma reunião entre a comunidade  e um dos nove candidatos a prefeito.

Somadas, as Zonas Norte e Leste possuem mais de 1,2 milhão de habitantes, segundo  censo demográfico feito pelo   Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010.  De olho nessa população, os candidatos intensificaram,  na reta final da campanha, a agenda de caminhadas, reuniões e carreatas nos bairros dessa área geográfica da cidade.

 Caminhada é a principal estratégia

O corpo a corpo será a estratégia de campanha usada hoje pelo candidato Henrique Oliveira (PR), em caminhada no bairro Campos Sales e na comunidade Santa Marta, na Zona Norte.

Nessa quarta-feira (3), a candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB) participou de caminhada no bairro Tancredo Neves, Zona Leste, junto com o senador Eduardo Braga (PMDB).

Hoje, o candidato Serafim Corrêa (PSB) fará caminhada na Zona Leste, mais não informou os bairros.  No sábado o PSB fará uma carreata a partir das 19h, saindo do conjunto Manoa, na Zona Norte, e seguirá até à Zona Leste.

O candidato Artur  Neto também fez caminhadas, ontem,  na Zona Leste nos bairros Jorge Teixeira 3 e 4, João Paulo e Valparaíso.

Sabino Castelo Branco (PTB), que alavancou sua carreira política com os votos da Zona Leste, tem agenda para essa área hoje.