Publicidade
Manaus
Manaus

Em cinco dias, 'Ronda no Bairro' desarticula seis quadrilhas em Itacoatiara, no AM

Investigações resultaram na prisão de 66 suspeitos de crimes como tráfico de drogas, homicídios, roubos e cobrança de pedágios, segundo a polícia 18/06/2014 às 14:43
Show 1
Ronda no Bairro já foi implantado em nove municípios do AM e tem previsão para outros cinco
ACRÍTICA.COM* Manaus (AM)

Policiais civis e militares do Ronda no Bairro no município de Itacoatiara (distante a 177 quilômetros de Manaus) desarticularam, nos últimos dias, seis quadrilhas envolvidas com crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubos e cobrança de pedágios. Os trabalhos de investigação e policiamento ostensivo resultaram na prisão de 66 suspeitos de crimes, no período o dia 9 a 14 de junho.

De acordo com o comandante da Polícia Militar em Itacoatiara, capitão Zelian Castro, entre os presos estão líderes de quadrilhas que praticavam assaltos a pedestres e a estabelecimentos comerciais da cidade. “São bandidos violentos que em sua maioria das vezes foram flagrados com armas de fogo e armas brancas, como terçados e facas. Grande parte com envolvimento em homicídios”, disse o comandante.

O capitão Zelian destacou a prisão da quadrilha de Jacó Pinheiro Graan, 19 anos, formada por jovens entre 16 e 18 anos, que estavam cobrando pedágio dos moradores e praticando assaltos.  “Infelizmente são jovens e já envolvidos com a criminalidade, os menores foram enviados para o juizado e os maiores de 18 anos, já foram para o presídio”, destacou. 

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, destacou a atuação das polícias do interior do Amazonas. “O nosso policiamento no interior do Amazonas tem apresentado ótimos resultados e dando mais tranquilidade para os moradores. Parabenizamos a atuação de todos os policiais militares e civis lotados nesses municípios”, destacou.

Ronda no interior
 
Vital destaca que o Ronda no Bairro já foi implantado nos municípios de Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Tefé, Coari, Tabatinga, com previsão de ser implantado em Maués, São Gabriel da Cachoeira, Manicoré, Lábrea e Eirunepé.

Nesta semana, servidores da Secretaria-Executiva Adjunta do Programa Ronda no Bairro (Searb) da SSP-AM, estão concluindo as instalações do programa em Maués e Eirunepé, e oferecendo treinamento para o uso do Sistema integrado de Segurança Pública –SISP, plataforma tecnológica do programa Ronda no Bairro.  

“Com o SISP implantado, as polícias terão acesso direto aos mandados de prisão, consulta no Detran e Denatran de veículos em circulação, roubados ou furtados”, informou o secretário da Searb, coronel Raimundo Roosevelt.

*Com informações da assessoria