Publicidade
Manaus
Manaus

Em duas semanas, já choveu o esperado para todo mês de novembro em Manaus

De acordo com meteorologista do Inmet, a incidência de chuvas em Roraima influencia nas chuvas no Amazonas. Em Manaus, a terça-feira (13) deve ter pancadas ao longo de todo o dia 13/11/2012 às 15:18
Show 1
Média de chuva para o mês de novembro foi ultrapassada, segundo o Inmet
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

A previsão do tempo para Manaus nesta terça-feira (13) é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva ao longo do dia. De acordo com Lúcia Gularte, do Instituto de Meteorologia do Amazonas (Inmet), foram registradas pancadas de chuva desde as 6h nas Zonas Norte e Leste da cidade. O índice elevado de chuva é considerado normal para esta época do ano, quando inicia o período chuvoso na região.

Segundo Lúcia Gularte, a média de chuva para o mês de novembro de 173,8 milímetros foi alcançada. “Já choveu o esperado para o mês inteiro”, comentou. Marca superada pelas chuvas dos últimos dias.

O Inmet faz mediação do volume de chuva quatro vezes ao dia. “Tem muita água para cair. Chove em todo o estado de Roraima que é determinante para a ocorrência das chuvas aqui”, disse.

Mesmo com previsão de elevado volume de chuva, a meteorologista do órgão explica que as chuvas poderão ser fracas a moderadas em alguns pontos e de longa duração em algumas áreas. A previsão é para até a sexta-feira (16).

A tendência é de chuvas com ventos fracos, já que encerrou o período de transição do tempo seco para o chuvoso, conforme a meteorologia.

Chuvas

A forte chuva do último domingo (11), que iniciou na madrugada e se prolongou até o inicio da tarde do domingo, registrou um volume de 94,8 milímetros. Já a chuva no inicio da tarde de quinta-feira (8), registrou volume de 50 milímetros.

Interior
Outros municípios do Amazonas, como Anamã (distante a 165 km de Manaus) e Presidente Figueiredo (distante a 118 km da capital), registram ocorrência de chuva nesta terça-feira.