Publicidade
Manaus
Manaus

Em Manaus, feirantes aprendem a 'ticar' o peixe e deixar sem espinha para o consumo

O feirante Edson Luniery Porto, 25, treina a retirada das espinhas do pescado há três semanas e afirma que no início não tinha muita habilidade, mas com o esforço e determinação está conseguindo realizar o curso com êxito 18/08/2012 às 14:04
Show 1
O curso de tirar espinhas é oferecido pela ADS gratuitamente
acritica.com Manaus (AM)

Limpar o peixe e deixá-lo sem espinha para o consumo, e ainda aumentar a renda, com a comercialização do filé do pescado para restaurantes em Manaus, essa é uma das possibilidades que estão sendo oferecidas aos feirantes da capital amazonense. A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) está realizando um curso que ensina os feirantes a tratar e “ticar” o peixe.

O feirante Edson Luniery Porto, 25, treina a retirada das espinhas do pescado há três semanas e afirma que no início não tinha muita habilidade, mas com o esforço e determinação está conseguindo realizar o curso com êxito. “Eu não tinha muita pratica, e agora com esse curso pretendo vender os pescados a restaurantes em Manaus”, conta.

Técnica

Assim como Edson, outros trabalhadores tiveram a oportunidade de participar do curso gratuito realizado neste sábado (18), na 15ª edição da Feira da ADS, onde se comercializam produtos regionais com preços  acessíveis.

A instrutora Ana Caroline Pacheco Moura, diz que qualquer pessoa pode aprender a retirar a espinha. Essa ação é popularmente conhecida pelos amazonenses como “ticar”.  "É bem fácil e todos com atenção podem aprender, ministramos o curso tanto para os produtores e pessoas da área, como também para as donas de casa que querem praticidade ao cozinhar", explicou.

Evento

O presidente da ADS, Valdelino Cavalcante, informa que o curso é gratuito e acontece todos os sábados em diferentes feiras na cidade. “O objetivo é proporcionar uma renda extra aos produtores que fazem deste tipo de trabalho. Eles vão poder contar com mais uma nova oportunidade  para escoar sua produção, além de buscar a  satisfação dos consumidores”, revela.

A 15ª Feira foi realizada no pátio do Cassino dos  Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica em Manaus (Cassam), na Avenida  Presidente Kennedy, bairro São Lázaro, Zona Sul de Manaus.

Público

De 2008 a  2011, as Feiras de Produtos Regionais mantidas pelo governo estadual receberam um público de cerca de 500 mil pessoas. Nesse  período foi movimentado recursos na ordem de R$ 13 milhões.