Publicidade
Manaus
Manaus

Em ritmo acelerado, obras do Prourbis avançam no Jorge Teixeira

As 68 residências já estão na fase de alvenaria. No mês de maio todas as avenidas e ruas da comunidade começam a receber nova pavimentação asfáltica, com construção de sarjetas, meio-fio e calçadas 21/03/2013 às 11:53
Show 1
Local terá 68 unidades residenciais
acritica.com Manaus (AM)

As obras do conjunto habitacional localizado na comunidade Jorge Teixeira III, Zona Leste da capital amazonense, estão em ritmo acelerado. Com 68 unidades residenciais, as obras do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (PROURBIS) vão beneficiar aproximadamente 15 mil moradores.

As residências já estão na fase de alvenaria. No mês de maio todas as avenidas e ruas da comunidade começam a receber nova pavimentação asfáltica, com construção de sarjetas, meio-fio e calçadas.

Outro passo importante para o projeto é o início da construção da Estação de Tratamento de Efluentes. Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de infraestrutura e habitação, Hissa Abrahão, a expectativa é de que até o próximo semestre as primeiras casas sejam entregues. “Até outubro deste ano iremos entregar as primeiras unidades habitacionais. Estamos trabalhando para que a população possa ter qualidade de moradia e de vida no mais curto espaço de tempo”, disse.

Cada unidade residencial possui 51 metros quadrados e é composta de sala de estar, dois quartos, uma copa/cozinha, um banheiro e área de serviço. A estrutura é em tijolo estrutural cerâmico e laje. O conjunto terá, ainda, urbanização e estacionamento externo.

De acordo com Abrahão, nesta primeira fase, o Prourbis terá quatro conjuntos habitacionais, totalizando 204 unidades residenciais. Destas, 14 unidades - as que serão construídas no conjunto habitacional 2 - serão de uso misto. Elas terão uma parte residencial e uma parte para uso comercial. “O objetivo é que o morador desse tipo de unidade seja alguém que já tenha como atividade o comércio e uma vez reassentado de sua antiga casa, ele possa ter na nova residência a mesma condição de trabalhar e sustentar a família”, explicou o secretário.

O Prourbis

O Prourbis iniciou em 2010, com a assinatura do contrato da Prefeitura de Manaus com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De lá para cá passou por diversas fases, como a licitação das empresas para a execução das diferentes frentes do programa – desde projetos e obras até a parte social e ambiental; elaboração dos projetos executivos; assinaturas de convênios de cooperação técnica com a Manaus Ambiental, FESPM e Implurb; e a sensibilização da população por meio de ações sociais e educativas.