Publicidade
Manaus
Manaus

Encontro de Software Livre do Amazonas ocorre em Março

O evento tem como objetivo abrir ao Amazonas mais uma opção de inclusão digital e social que usa como proposta para tal finalidade o software livre 23/01/2012 às 09:40
Show 1
Coordenador geral do evento, Davyd Lopes da Silva
Acritica.com Manaus

Manaus sedia nos dias 15, 16 e 17 de março o Encontro de Software Livre do Amazonas (Eslam). Em sua quinta edição, e com o tema “Software Livre: propostas reais para o cenário atual”, o evento tem como objetivo abrir ao Amazonas mais uma opção de inclusão digital e social que usa como proposta para tal finalidade o software livre.

Segundo o coordenador geral do evento, Davyd Lopes da Silva, software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. A liberdade de executar o programa significa que qualquer tipo de pessoa física ou jurídica pode utiliza-lo em quantas máquinas quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor.

“O objetivo básico do software livre é garantir a liberdade de crescimento intelectual do ser humano, é garantir a propriedade de uma nação”, explicou Davyd.

Cinco anos atrás o Brasil pagava cerca de US$ 1,2 bilhão de patente de softwares. Os royalties eram pagos para fora, gerando lucro no exterior. Durante o governo do presidente Lula foi possível avançar, e hoje se investe US$ 500 milhões desse valor aqui no Brasil. “Hoje o país é considerado uma das mais importantes e ativas comunidades de software livre no mundo”, informou o coordenador geral do evento.

Programação

Segundo Davyd, o evento está voltado totalmente para o cenário atual das empresas e suas necessidades latentes, mas sem deixar de lado as novas tendências do mercado. “Vamos apresentar situações reais para o mundo real. Iremos apresentar soluções utilizando o software livre para resolver problemas no sistema de rede, por exemplo, que é algo muito comum na maioria das empresas, seja de edição de imagem, desenvolvimento de web, banco de dados, entre outras. Vamos mostrar que tem solução de qualidade dentro do mercado coorporativo”.

O 5° Eslam irá reunir palestrantes de vários Estados do Brasil e de outros países também. “Um dos participantes que já confirmou presença é o Sérgio Amadeu da Silveira, um dos maiores defensores e divulgadores do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil”, antecipou.

Serviço:

O que é: 5° Encontro de Software Livre do Amazonas

Quando: 15.03, 16.03 e 17.03.2012

Local: Studio 5 Centro de Convenções (Av. General Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial)

Informações: eslam.comunidadesol.org