Publicidade
Manaus
Casos Rio + 20

Encontro em Manaus é preparatório para Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20

Encontro reúne Secretários de Meio Ambiente das capitais da Região Norte no Parque do Mindu 10/04/2012 às 08:28
Show 1
Primeiro parque de Manaus, o Mindu vai receber o encontro dos secretários municipais de Meio Ambiente das capitais
Jornal A Crítica Manaus

Secretários municipais de Meio Ambiente da Região Norte se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 9h, no Parque Municipal do Mindu, para realizar um estudo de casos do processo brasileiro de discussão do desenvolvimento sustentável, sob a ótica dos governos locais. Esse encontro objetiva a participação dos governos locais na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20.

 O encontro é organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que desde 2009 vem capitaneando a mobilização pela inclusão dos governos locais nas discussões mundiais acerca das mudanças climáticas. Já estão confirmadas as presenças dos secretários de Meio Ambiente de Belém, Camila Pena de Miranda Figueiredo; Porto Velho, Carlos Monteiro Gadelha; Boa Vista, Stela Aparecida Damas da Silveira, e Rio Branco, Silvia Helena Costa Brilhante. O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, cidade-sede da Rio +20, Carlos Alberto V. Muniz, será representado na reunião por técnicos da prefeitura carioca.

 A intenção é reunir pelo menos os secretários municipais das sete capitais da Amazônia Legal (ainda faltam confirmar as cidades de Palmas e Macapá, para que possam traçar um roteiro de casos a serem apresentados no encontro nacional de secretários municipais de Meio Ambiente, que ocorrerá no Rio de Janeiro, um mês antes da realização da Rio + 20. Desse encontro nacional, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio, sairá um documento com as proposituras à Rio + 20. Por determinação do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Prefeitura de Manaus, Marcelo Dutra, o convite também foi estendido às representações da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e do Fórum Permanente de Secretários de Meio Ambiente do Amazonas (Fopes) para que as prefeituras do interior do Estado também possam acompanhar o processo de discussão.

A Semmas irá apresentar, como exemplo de iniciativa sustentável, as ações desencadeadas pelo Programa Manaus Mais Verde, da Prefeitura de Manaus, que já conseguiu produzir mais de 1,5 milhão de mudas para a cidade, e desenvolver uma série de ações integradas, voltadas à arborização urbana.

No “Programa Manaus Mais Verde”, a estratégia da Prefeitura Municipal de Manaus foi a de buscar incrementar a gestão ambiental promovendo o fortalecimento institucional – com a definição de diretrizes para uma arborização , entre outros tópicos especiais para essa área estratégica.

O programa “Manaus Mais Verde” também prevê a contratação dos Planos de Manejo de Arborização Urbana por área geográfica e ainda busca alternativas de ferramentas de gestão, a exemplo da celebração de termo de concessão de uso de espaço público para arborização. A Semmas conta também com a cooperação das demais secretarias municipais para a realização de ações abrangentes de recuperação de áreas degradadas e educação ambiental, como no Projeto “Plantar Muda!”. A mobilização de secretários municipais de Meio Ambiente é nacional, já tendo ocorrido encontros nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.