Publicidade
Manaus
BEBÊS

Encontro reúne bebês prematuros atendidos pela Rede Canguru em Manaus

A ação faz parte da programação mensal dedicada ao Dia Mundial da Prematuridade celebrado no dia 17 de novembro 23/11/2017 às 10:37 - Atualizado em 23/11/2017 às 11:15
Silane Souza

Bebês prematuros nascidos na rede estadual de saúde participam de encontro, nesta quinta-feira (23), na Maternidade Ana Braga, na Zona Leste de Manaus. A ação faz parte da programação mensal dedicada ao Dia Mundial da Prematuridade celebrado no dia 17 de novembro.

Ao todo, 32 bebês nascidos em 2016 e início de 2017 estão no evento. Estas crianças e familiares foram acompanhados pela Rede Canguru, focada no atendimento humanizado e individualizado a crianças de baixo peso (menos de 2,5 quilos) e prematuros.

O método utilizado pela rede inclui três etapas: UTI Neonatal (até a criança atingir um determinado peso); Unidade de Cuidado Canguru, quando a mãe fica internada com o bebê para aprender a cuidar da criança até ter a licença para casa; e atendimento ambulatorial.

A coordenadora estadual do Método Canguru, Agatha Iara, disse que, além de diminuir a taxa de óbito, o método devolve crianças com melhores qualidades de vida. "O objetivo do método é diminuir o máximo de estresse possível do bebê, reduzindo danos motores a cerebrais", afirmou. 

Os filhos gêmeos da atendente de crediário Mirlane Alves, 26, nasceram com 7 meses e para ela o Método Canguru fez toda a diferença na vida que eles tem hoje. "Aprendi muitas coisas, principalmente sobre amamentação e como cuidar das crianças. O atendimento é para a mãe e para o filho. Como mãe de primeira viagem isso foi muito importante para mim", disse.

A programação do evento conta com a participação de representantes da rede estadual de saúde, como a coordenadora estadual do Método Canguru, Agatha Iara, e mães falando sobre a importância do acompanhamento ao bebê prematuro. Além disso, são realizadas diversas brincadeiras para promover a interação entre as crianças.