Publicidade
Manaus
Manaus

Energia elétrica deve ser normalizada em Manaus até o início da tarde desta quarta, diz diretor operacional

De acordo com Tarcisio Rosa, cerca de 30 geradores ainda estão desligados, em decorrência do forte temporal ocorrido na noite dessa terça-feira (30). Rosa informou que os primeiros registros de interrupção ocorreram às 21h30 de terça-feira, logo após o inicio da tempestade 31/10/2012 às 15:32
Show 1
No Vieiralves árvores caíram
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

Em Manaus, o total de 20% do fornecimento de energia elétrica está comprometido, na manhã desta quarta-feira (31). A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até às 13h desta quarta-feira. É o que garante o diretor de geração, transmissão e operação da Eletrobras Amazonas Energia em Manaus, Tarcísio Rosa.

De acordo com Tarcisio, cerca de 30 geradores ainda estão desligados, em decorrência do forte temporal ocorrido na noite dessa terça-feira (30). Rosa informou que os primeiros registros de interrupção ocorreram às 21h30 dessa terça-feira, logo após o início da tempestade.

“Durante a forte chuva e vendavais que derrubaram árvores, arrancaram telhas e chapas, que atingiram a rede elétrica, registramos a totalidade de 25% da cidade sem energia, fato causado pelo desligamento de 40 alimentadores”, afirmou o representante da companhia de energia elétrica.

Tarcisio Rosa disse que por questões de segurança, os geradores de energia instalados nas subestações são desligados automaticamente, quando estes recebem um “choque”, em decorrência das interferências nas redes de transmissão. “O sistema desliga e isola o defeito, e por questão de segurança você não pode religar essa rede”, comentou.

Trabalhos
Segundo Tarcisio, as intervenções de reparo ocorrem após os trabalhos do Corpo de Bombeiros. As equipes de bombeiros são acionadas para retirar determinado objeto que atingiu a rede, como por exemplo, galhos e troncos de árvores. “Um equipe formada por duzentas pessoas realizam reparos nas ruas, pedimos a paciência e compreensão dos nossos clientes”, ponderou.

Localidades
Conforme a Eletrobras Amazonas Energia, os bairros de Aparecida, Centro, Chapada, Cachoeirinha, Flores, São Geraldo, Parque das Laranjeiras, conjunto Vieralves (bairro Nossa Senhora das Graças), e Ponta Negra, ainda registram desabastecimento.  

Atendimento
A empresa também informa que, por problemas técnicos, o serviço de Call Center está temporariamente “fora do ar”, mas os consumidores podem fazer contato por meio dos números 2126-7301/ 7304/ 7306/ 7309/ 7312.

Água
O abastecimento de água na capital também foi comprometido por conta da falta de energia elétrica. De acordo com informações da empresa responsável pelo fornecimento de água - a Manaus Ambiental, a interrupção representa em torno de 30% a 40%, devido a impossibilidade do funcionamento de equipamentos.

O Reservatório do Mocó é o que apresenta maior interrupção, localizado na Praça Chile, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul. As localidades mais atingidas são a Zona Sul e o Centro, conforme a concessionária de água. A previsão mínima para a normalização é até a tarde desta quarta-feira (30), que segundo a Manaus Ambiental, depende da energia. O prazo máximo é de 24hs.