Publicidade
Manaus
Cotidiano, Governo Federal, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Violência Contra a Mulher

Enfrentamento de violência contra a mulher ganha reforço no AM

Acordo entre os governos federal e estadual estabelece regime de colaboração mútua para a execução de ações cooperadas e solidárias para a implantação do Pacto Nacional pela redução do índice de violência doméstica e familiar contra as mulheres 31/01/2012 às 14:21
Show 1
Os governos estabeleceram regime para execução de ações cooperadas e solidárias pela redução de violência doméstica
acrítica.com Manaus

Nesta terça-feira (31), a ministra  da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, Iriny Lopes; o governador do Amazonas, Omar Aziz; o presidente do Tribunal de Justiça (TJAM), desembargador João Abdala Simões; o procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPE-AM), Francisco Cruz;  o procurador-geral interino da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Ricardo Trindade; e o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Jair Aguiar Souto assinaram o Acordo de Cooperação Federativa do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres no Amazonas. O ato está previsto para às 10h, no auditório da sede do Governo, localizado no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

Pelo acordo, os governos estabeleceram um regime de colaboração mútua para a execução de ações cooperadas e solidárias para a implantação do Pacto Nacional pela redução do índice de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Na ocasião a Ministra anunciou a injeção no Estado de  mais R$ 2 milhões pelo governo Federal para o enfrentamento a esse tipo de  violência.

Dados
Em números e taxas de homicídios de mulheres, o Amazonas ocupa a 17ª posição no ranking nacional e a 5ª da Região Norte, segundo Mapa da Violência do Instituto Sangari. 

De janeiro a outubro de 2011, a Central de Atendimento à Mulher – o Ligue 180 -  recebeu o total de 530.542 ligações.

Dessas, 2.595 chamadas foram do Amazonas, colocando o Estado na 23ª colocação no ranking de ligações para o Ligue 180, considerando a população feminina em números absolutos. 

Recursos
A  SPM já repassou um total de R$ 2.392.840,03 para viabilizar a realização de projetos e serviços de atendimento a mulheres, de capacitação, entre outros, entre 2009 e 2011 no Amazonas.

Mais Equipamentos

O governo do Estado anunciou durante a solenidade, a entrega de 20 carros, 10 motocicletas, 2 lanchas e 2 Vans para o projeto de Serviço de atenção à Mulher, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).