Publicidade
Manaus
Manaus

Escolas municipais terão palestras sobre doação de órgãos

De acordo com informações da Susam, são realizados, hoje, no Estado, os transplantes de córnea e rim. Contudo, a meta é que até o final deste ano sejam ofertados os transplantes de coração e fígado, informou a assessoria 13/04/2012 às 16:34
Show 1
Alunos terão a aportunidade de acesso às informações sobre doação de órgãos no Amazonas
acritica.com Manaus

A partir de hoje (13/04), as escolas da rede pública municipal, nas quais estão matriculados 235 mil alunos – segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed)- , passam a ter a obrigação de oferecer palestras de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

De acordo com o Decreto nº 1.520, de 12 de abril de 2012, o qual regulamenta a realização das palestras por meio da Lei nº 284, de 12 de setembro de 2011, são levadas em consideração as seguintes observações: a alta complexidade das ações referentes à doação e transplante de órgãos, sob a responsabilidade da Coordenação Estadual de Doação e Transplante de Órgãos e as estratégias estabelecidas em reunião entre os representantes da Coordenação Estadual de Doação e Transplante de Órgãos e a Semed.

As palestras serão realizadas por equipes multiprofissionais, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O teor delas será adaptado à faixa etária do estudante e a data de realização das palestras guardará conformidade com o calendário escolar, ficando ao encargo dos diretores das escolas a escolha do dia e do horário destinado a esse fim.

De acordo com informações da Susam, são realizados, hoje, no Estado, os transplantes de córnea e rim. Contudo, a meta é que até o final deste ano sejam ofertados os transplantes de coração e fígado, informou a assessoria. A Susam ressaltou que pacientes que necessitam dos transplantes ainda não disponíveis no Estado recebem auxílio por meio do TFD (Tratamento Fora de Domicílio).