Publicidade
Manaus
PROJETO

Estudantes produzem jornal comunitário e viram craques em português

O maior diferencial do jornal é apresentar os problemas da comunidade e motivar por meio da leitura e escrita boas práticas da língua culta portuguesa e despertar o senso crítico 20/04/2016 às 10:32 - Atualizado em 20/04/2016 às 11:15
Show 1072960
Em visita à redação dos jornais MANAUS HOJE e A CRÍTICA, muita vontade de aprender mais (Foto:
Fabiane Morais Manaus (AM)

No mês em que é comemorado o Dia do Jornalista, a redação do jornal MANAUS HOJE recebeu uma visita animada de 11 alunos da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, do bairro Colônia Antônio Aleixo, que sonham em ser jornalistas e participam da elaboração do jornal comunitário GM em Ação, da professora de Língua Portuguesa Francis Sabrina Dorval.

A iniciativa conta com a participação de 90 alunos da sétima série, que em sua maioria, sonha em ser jornalistas.

O maior diferencial do jornal é apresentar os problemas da comunidade e motivar por meio da leitura e escrita boas práticas da língua culta portuguesa e despertar o senso crítico. “Em outros projetos de escolas, os alunos tomam como base as notícias dos jornais. No nosso projeto, incentivo as crianças a ir a campo para buscar os problemas da comunidade e apresentar soluções”, comenta a professora. Além da prática da Língua Portuguesa, a professora também já ensinou para os alunos, o “lead”, estrutura jornalística para o primeiro parágrafo da notícia.

Em apenas dois meses de projeto, a professora conta com alegria as novas conquistas da turma. “Além da melhoria na ortografia, todos na hora de escrever utilizam o dicionário. Comento com eles que é importante verificar se as palavras que estão escrevendo estão de acordo com a norma culta portuguesa”. Sabrina comenta que também percebeu mais interesse nas aulas e aumento pela procura pelo empréstimo de livros da biblioteca. Para ela, tanta motivação é resultado das programações fora da escola.

Visita à RCC rendeu

Na Cidade das Comunicações, os estudantes ficaram emocionados ao conhecerem os apresentadores Ludimila Queiroz, Nathália Nascimento e Wilson Lima. Motivação extra para continuar a lição fora da escola.