Publicidade
Manaus
Manaus

Evento em Manaus marca o dia nacional de combate ao fumo

O evento têm por objetivo alertar a população sobre os males ocasionados pelo tabagismo, em especial, os relacionados à área oncológica, como os cânceres de traquéia, brônquio e pulmão 28/08/2012 às 11:25
Show 1
O evento têm por objetivo alertar a população sobre os males ocasionados pelo tabagismo, em especial, os relacionados à área oncológica, como os cânceres de traquéia, brônquio e pulmão.
acritica.com Manaus

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove nesta quarta-feira (29), evento alusivo ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. As atividades acontecem no Anfiteatro do Parque do Mindú e têm por objetivo alertar a população sobre os males ocasionados pelo tabagismo, em especial, os relacionados à área oncológica, como os cânceres de traquéia, brônquio e pulmão. Juntos, eles devem atingir 280 pessoas este ano no Amazonas – a maioria homens -, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A participação da FCecon no evento será coordenada pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC). A programação conta com a abordagem do tema “Fumar: faz mal pra você, faz mal para o planeta”, mote das campanhas de combate ao hábito, realizadas pelo Inca em todo o Brasil desde janeiro deste ano.

No evento acontecerá, ainda, a premiação dos três primeiros colocados no “III Concurso sobre tabagismo nas escolas públicas”, cujos trabalhos estarão em exposição no local.

De acordo com informações do DPCC da FCecon, a ideia é atingir o maior número possível de pessoas com as ações de prevenção, mas, em especial, gestores, profissionais da saúde em geral e alunos das escolas públicas, no intuito de motivar a disseminação da informação pelos agentes multiplicadores.

Estatística
Segundo informações disponíveis no portal do Inca na internet, dos 280 casos estimados para o Estado em 2012, 220 serão direcionados á capital, Manaus. Do total, destaca-se ainda, a alta incidência entre os homens, já que 160 casos devem ser registrados em pessoas do sexo masculino, o equivalente a 57,1%. Já entre as mulheres, o número de casos previstos