Publicidade
Manaus
Manaus

Evento vai alertar pessoas sobre o Mal de Alzheimer

O Centro do Idoso foi escolhido devido às atividades realizadas com aproximadamente 1,5 mil idosos diariamente. 16/09/2012 às 20:33
Show 1
A entrada é gratuita
acritica.com* Manaus

Na mesma data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Alzheimer, 21 de outubro, o Centro do Idoso em Manaus foi uma das unidades de referência indicadas para a socialização de informações sobre a doença de Alzheimer, devido às atividades realizadas com aproximadamente 1,5 mil idosos diariamente.

“Esta é uma doença que já atinge cerca de um milhão de pessoas no Brasil e vai ser de extrema importância aos idosos para que eles tirem dúvidas, aprendam sobre os sintomas, as formas de prevenção e de tratamento da doença”, conclui Renata Eliziário, diretora do Centro de Convivência do Idoso.

Sobre a doença

O Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável, mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família.

A doença foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo cerca de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente. Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos, porém sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.

A socialização acontece na próxima sexta-feira (21), das 8h às 12h, no Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, bairro Aparecida, zona sul) e tem parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer - Regional Amazonas. A entrada é gratuita.