Publicidade
Manaus
Tabagismo

Ex-fumantes participam de confraternização e troca de experiências em Manaus

Reunião ocorreu no 2º Encontro de Egressos do Programa de Tratamento de Tabagismo. Segundo a Prefeitura, aproximadamente 1.700 pessoas participaram do projeto desde 2013 02/12/2017 às 12:19
Show ex fumantes
Encontro reuniu egressos e familiares, além de médicos, enfermeiros e psicólogos (Foto: Antônio Lima)
Silane Souza Manaus (AM)

Ex-fumantes e suas famílias participaram de uma confraternização e troca de experiência neste sábado (2), no 2º Encontro de Egressos do Programa de Tratamento de Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O evento, organizado pela Gerência de Promoção da Saúde, aconteceu no Clube Municipal, localizado na avenida Torquato Tapajós, bairro da Paz, Zona Centro-Oeste.

De acordo com a gerente de Promoção da Saúde da Semsa, Francinara Lima, o objetivo era reunir o maior número de usuários que conseguiram abandonar o cigarro depois de atendimento nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes, serviço oferecido na rede municipal de saúde, para lembrá-los o quanto é importante viver sem o fumo – o que garante uma melhor qualidade de vida e saúde.

Francinara ressaltou que a nicotina causa dependência física, psíquica e comportamental e apenas 3% dos fumantes conseguem parar de fumar sozinhos. “Com apoio profissional esse percentual aumenta 20 vezes”, destacou. Conforme ela, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo foi implantado em Manaus, em 2007, com objetivo de apoiar pessoas que desejam abandonar o fumo.

O tratamento é constituído por quatro sessões estruturadas e duas de manutenção, e é baseado na abordagem cognitivo-comportamental. De acordo com a necessidade de cada um, também é realizado o atendimento individual e medicamentoso quando necessário. “Nosso índice de cessação (pessoas que param de fumar) é de aproximadamente 60%, taxa acima da média do Brasil que é de 50%”.

Conforme Francinara, de 2013 a 2016 passaram em torno de 1,7 mil pessoas pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo. O maior desafio para as pessoas pararem de fumar, em sua opinião, é se sensibilizar para aos malefícios do cigarro. “Quando ela internaliza que o cigarro está prejudicando a saúde tem o desejo de parar de fumar e nós estamos a disposição para receber esses usuários”, afirmou.

Quem tem o desejo de largar o fumo, mas não consegue fazer isso sozinho, pode ligar para o número 0800.280.8.280 e saber qual Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa tem que procurar para fazer o tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, há 22 Ambulatórios para Tratamentos de Fumantes em Manaus, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade
Publicidade