Publicidade
Manaus
Cotidiano, Saúde, Cema, Susam, SUS, Proeme, Diabetes, Insulina

Falta de insulina compromete distribuição do produto pela Cema em Manaus

Problemas com o fornecedor de um tipo de insulina, a lantus, teria comprometido a distribuição do material, aos pacientes atendidos pela Central de Medicamentos do Amazonas  17/10/2012 às 21:29
Show 1
Distribuição de insulina do tipo lantus, pela Cema, deve ser regularizada na próxima semana
Sintia Maciel e Camila Pereira Manaus

A insulina do tipo lantus está em falta na Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus, que atende doentes crônicos ou graves, com a distribuição de remédios com receitas médicas do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa de Medicamentos Excepcionais (Proeme).

O anti-diabético lantus é indicado para o tratamento do diabetes tipo 2. De acordo com um paciente que não quis ser identificado, o problema acontece há quase três semanas. “Até então nunca tinha faltado. Estamos preocupados com a falta deste medicamento”, declarou.

O paciente pretende fazer um orçamento de quanto gastaria durante um mês e levar ao Ministério Público Estadual (MPE-AM). “Anteriormente a ‘caneta’ com 300 unidades da insulina do tipo lantus custava R$200. Mas dependendo do dia, já que é utilizado diariamente, as quantidades necessárias para a aplicação podem aumentar”, explicou.

Reposição

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio de sua assessoria de comunicação, informou que houve um problema pontual com o fornecedor da insulina lantus, o que teria contribuído para a falta da mesma, para a distribuição pela Cema.

Entretanto, segundo a Susam, um novo fornecedor foi contratado e o abastecimento do estoque da Central bem como a distribuição da insulina está previsto para ser normalizado, a partir da próxima semana.

Ainda segundo a Susam, em relação à insulina do tipo humalog, os estoques da mesma se encontram normais para a distribuição. A assessoria também não soube informar quantos pacientes recebem o medicamento.