Publicidade
Manaus
Manaus

Feira de adoção de cães e gatos é realizada em Manaus

Serão disponibilizados para adoção 30 animais, devidamente castrados e vermifugados (medicados contra parasitoses) 24/07/2012 às 10:05
Show 1
Serão disponibilizados para adoção 30 animais, devidamente castrados e vermifugados (medicados contra parasitoses)
acritica.com Manaus

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza no próximo sábado (28) mais uma feira de adoção de cães e gatos. Organizada em parceria com entidades protetoras dos animais, a feira acontece a partir das 8h, na sede do próprio centro (av. Brasil, s/n, Compensa I, próximo à Semulsp e à feira do bairo), na zona Centro-Oeste. Serão disponibilizados para adoção 30 animais, devidamente castrados e vermifugados (medicados contra parasitoses).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a pessoa interessada na adoção precisa apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

“O comprovante de residência é necessário, porque o CCZ realiza, por amostragem, um processo posterior de acompanhamento da adoção, que verifica aspectos da adaptação e do acolhimento do animal em seu novo lar”, explica o secretário. 

O diretor do CCZ, Francisco Zardo, ressalta que a maior parte dos animais oferecidos à feira de adoção, foi entregue ao centro por seus antigos donos, que alegaram falta de condições para criá-los.

As feiras de adoção em parceria com instituições de ensino e organizações não-governamentais têm sido uma das estratégias utilizadas pelo CCZ para garantir que os animais entregues ao centro, encontrem um novo lar. A feira do próximo sábado é a terceira deste ano.

“Estes eventos também são uma oportunidade para reforçarmos o conceito de ‘posse responsável’, para que as pessoas tenham muito claro os compromissos que estão assumindo ao decidir criar um animal”, diz o diretor do CCZ.

Unidade descentralizada
Em junho o CCZ colocou em funcionamento uma unidade descentralizada, que vai oferecer o serviço de imunização de cães e gatos, na zona Norte da cidade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Localizada na rua 26 de Agosto, na comunidade Riacho Doce II, na Cidade Nova, a Unidade de Controle de Zoonoses (UCZ) passa a utilizar o imóvel da antiga “Casinha de Saúde” N-13.

A antiga “Casinha” foi transferida para a rua Carlos Gomes, na mesma comunidade, passando a funcionar no novo modelo ampliado de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) – mais conhecidas como “Casonas da Família” –, inclusive com a oferta de novos serviços.

“A descentralização dos serviços do CCZ está prevista na Programação Anual de Saúde e estamos nos preparando para colocar em funcionamento, em breve, mais duas UCZs, uma na zona Leste e outra na Sul”, explica Francisco Zardo.

Campanha de vacinação
Na segunda quinzena de agosto a Prefeitura de Manaus deve realizar uma grande campanha de vacinação antirrábica, que deve imunizar 200 mil animais (entre cães e gatos), na capital. A Semsa está em fase de contratação dos vacinadores, aprovados em Processo Seletivo Simplificado, para a finalidade específica de realização da campanha.