Publicidade
Manaus
Manaus

Festa pelas crianças saudáveis no bairro Compensa em Manaus

Pastoral da igreja  Católica celebra o sucesso do tratamento contra desnutrição e obesidade no bairro da Compensa 02/04/2012 às 09:50
Show 1
Criança é pesada pelas agentes da Pastoral da Criança da Compensa. Sucesso do acompanhamento foi festejado
Ana Celia Ossame Manaus (AM)

Sem o registro de crianças desnutridas ou abaixo do peso adequado para a idade, a equipe da Pastoral da Criança, entidade vinculada à Igreja católica, do bairro da Compensa 1, Zona Oeste, realizou a “Celebração da Vida”, evento mensal no qual as mães de uma mesma comunidade se reúnem para que seja feito o acompanhamento do desenvolvimento da criança. De acordo com a coordenadora da área da Igreja Cristo Libertador, Rosimeire Rodrigues Matheus, no mesmo bairro, 50 crianças são acompanhadas pela entidade para que seja feito não só o controle dos desnutridos, mas também das crianças obesas.

No sábado, as mães levam os filhos e filhas para que sejam pesados, como aconteceu com Maxsuew Cruz Rodrigues, de seis meses, acompanhado da mãe, Waldira Nascimento da Costa, 31. Mãe de seis filhos, ela diz que todos foram acompanhados pelas agentes pastorais que atuam na entidade, que fazem visitas nas casas. Hoje, ela tem duas crianças acompanhadas e elogia o trabalho. “Elas sempre têm orientações a dar e isso é importante”, afirmou.

A aposentada Denise Souza Lima, 70, levou a bisneta Maria Clara, 4, criada por ela, para ser acompanhada pela entidade. E na oportunidade aprendeu a fazer o soro caseiro, usado para prevenir as crianças de desidratação, explicou Elvira França, assessora da Pastoral da Criança.  O soro caseiro é uma solução à base de água, sal e açúcar, que ajuda na reposição do líquido do organismo, quando a criança apresenta sintomas de desidratação, como vômito e diarreia, com perda de líquidos. Esse soro pode ser oferecido à criança no copo ou na colher e tem duração de 24 horas. Para a produção do soro caseiro, a Pastoral da Criança distribui uma colher-medida que é adequada para a produção de um copo.

A pastoral atua no Amazonas há 25 anos. Atualmente, segundo dados divulgados pela entidade, a Pastoral conta com o trabalho de 1.983 líderes, que atendem a 17.629 famílias, com 1.225 gestantes e 24.327 crianças, presentes nas 619 comunidades.