Publicidade
Manaus
Manaus

Festejo de São Pedro começa em Manaus com público esperado de quase 35 mil devotos

O público esperado para este ano é de 3 mil pessoas na procissão fluvial e de 30 mil fiéis na terrestre. Ano passado, de acordo com a organização do evento baseada nas estimativas da Polícia Militar, 40 mil devotos participaram da celebração em passeata por terra 29/06/2012 às 19:19
Show 1
Festejo de São Pedro conta com a tradicional procissão de barcos
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

O tradicional Festejo de São Pedro iniciou na manhã desta sexta-feira (29) em Manaus com programação especial e segue até o arraial à noite. O padroeiro dos pescadores será homenageado às 16h, em frente do Terminal Portuário I do Grupo Chibatão, que margeia o Rio Negro.

O público esperado para este ano é de 3 mil pessoas na procissão fluvial e de 30 mil fiéis na terrestre. Ano passado, de acordo com a organização do evento baseada nas estimativas da Polícia Militar, 40 mil devotos participaram da celebração em passeata por terra. A Arquidiocese de Manaus prevê que este ano a realização do Festival Folclórico de Parintins influêncie na participação do público.

Conforme a coordenação, a concentração dos fiéis que participarão das duas procissões será às 14h30 desta sexta-feira, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro Educandos, Zona Sul de Manaus. Os participantes irão para o Porto das Catraias, na orla do bairro, e seguirão a procissão, em pelo menos 400 embarcações como barcos e canoas, entre outras, até a ponte Rio Negro, onde farão retorno para chegarem às proximidades do Porto Chibatão I, no Rio Negro.


Pela primeira vez desde 1980, a tradicional procissão fluvial irá percorrer toda a orla de Manaus. (Foto: Bruno Kelly)

No porto, por volta das 16h, será feita a solenidade de benção das embarcações e do público. Lá, serão feitas as homenagens ao santo com queima de fogos, soltura de balões. Pétalas de rosas cairão de um helicóptero sobre o público. O arcebispo de Manaus Dom Luiz Soares Vieira dará as bênçãos.

A programação contará, também, com o concurso do barco melhor ornamentado, que terá três colocações com prêmio surpresa. Ao término, os barcos seguirão para o Porto da Panair, às 18h, com os devotos que irão para fazer  outra procissão terrestre pelas avenidas Bento José de Lima e Inocêncio Araújo até o Centro Cultural Zulândio (curral do Boi Garanhão), como parte das celebrações.

O festejo terá a missa campal, às 19h, nos arredores da igreja do bairro de Educandos, e será encerrado com o arraial que terá comidas e músicas típicas da época junina, por volta das 20h.