Publicidade
Manaus
Cotidiano, Fiscalização, Ipem, Inmetro, Gêneros Alimentícios, Brinquedos, Enfeites Natalinos, Operação Boas Festas, Produtos Natalinos

Fiscalização identifica luminárias natalinas e gêneros alimentícios como os mais irregulares

Operação "Boas Festas", do Ipem/AM, já fiscalizaou mais de 8 mil produtos em 180 estabelecimentos comerciais; até agora, 206 produtos apresentaram algum tipo de irregularidade 29/11/2012 às 17:00
Show 1
Algumas luminárias natalinas comercializadas em Manaus ainda apresentam plugues e tomadas antigos de dois pinos
acritica.com Manaus

Um total de 8.249 produtos entre gêneros alimentícios, brinquedos e enfeites natalinos, consumidos durante as festas de final de ano, foram fiscalizados em 180 estabelecimentos pela operação "Boas Festas", do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) até essa quarta-feira (28).

Conforme informações da assessoria do órgão, do total, 206 produtos apresentaram algum tipo de irregularidade, o que resultou na atuação de 14 empresas.  Deflagrada no último dia 23 (sexta-feira), a ação se estenderá até o dia 14 de dezembro.

Na área de Qualidade Industrial, foram encontradas luminárias natalinas, por exemplo, que apresentavam plugues e tomadas fora do padrão, ou seja, com modelo antigo de dois pinos, além de brinquedos que não continham a certificação do Inmetro.

Já na área de Pré-Medidos – a maioria gêneros alimentícios -, produtos como chester, peru, frutas cristalizadas e panetones estavam abaixo do peso declarado na embalagem.

No primeiro dia da ação, os fiscais do Ipem encontraram em um supermercado de grande porte da cidade produtos como mortadelas que estavam sendo comercializados sem a indicação do peso na embalagem da mercadoria.  

O consumidor que se sentir lesado, desconfiar ou encontrar irregularidades em relação aos produtos fiscalizados pelo Ipem, pode entrar em contato com a Ouvidoria do órgão pelo telefone 0800-092-2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, ou pelo e-mail ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br.