Publicidade
Manaus
Manaus

Francisco Cruz é confirmado como procurador-geral de Justiça para o biênio 2012/2014

A informação foi confirmada pela Agência de Comunicação do Estado (Agecom). A escolha foi feita pelo governador Omar Aziz há poucos minutos 14/09/2012 às 17:31
Show 1
O procurador Francisco Cruz já ocupada o cargo e foi confirmado, hoje, para mais dois anos na função
Ana Carolina Barbosa Manaus

O governador Omar Aziz manteve no cargo o procurador-geral de Justiça Francisco Cruz, o qual responderá pela função por mais dois anos. A informação foi confirmada pela Agência de Comunicação do Estado (Agecom). Ele foi o mais votado na eleição ocorrida ontem, no Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com 118 votos contra 52 a favor do promotor Otávio Gomes, seu único adversário no processo eleitoral.  

O pleito ocorreu entre 8h e 16h de ontem e 150 dos 177 aptos à votação participaram. A lista chegou hoje às mãos do chefe do executivo estadual, o qual teria o prazo de 15 dias para definir quem assumiria a função, conforme prevê a Constituição Federal. Contudo, a nomeação de Cruz já foi determinada por Omar.

Habitualmente, uma lista tríplice com os nomes dos três mais votados seguiria para a escolha do chefe do executivo, rito que foi mantido, contudo, com apenas dois nomes, o que tornou a votação um ato simbólico, cujo principal objetivo foi oportunizar a manifestação dos membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) sobre a preferência entre os que se dispuseram a ocupar o cargo.

No último dia 12, Francisco Cruz, que assumiu o cargo em 14 de outubro de 2010, destacou algumas conquistas durante o primeiro biênio de sua gestão e se mostrou confiante na reeleição, destacando que dará continuidade ao projeto administrativo implantado por ele na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

Entre os feitos, ele frisou a reforma de prédios, integração da comunicação no interior do Estado no que diz respeito à estrutura do órgão, inserção de assessores jurídicos em todas as promotorias e a realização de 47 remoções e sete promoções.

Agora, estarão entre as prioridades a realização da obra da nova sede do MP-AM na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul, cujo terreno já foi adquirido, e a conclusão de outras obras que tendem a melhorar as instalações do órgão, tais como as que ocorrem em Parintins, Iranduba, Manacapuru e Coari.

 “Também vamos realizar concurso para assessor jurídico para o interior, expandindo o atendimento. Tudo isso faz parte de um projeto de gestão já em curso”, explicou ele, no último dia 12.Hoje, a equipe de acrítica.com tentou contato com o procurador pelo telefone, mas não obteve sucesso.

Pedido

Hoje, o site do Ministério Público do Estado publicou nota informando que o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., enviou ofício ao governador do Amazonas, Omar José Abdel Aziz, requerendo a nomeação de Francisco Cruz como Procurador-Geral de Justiça do estado. 

"A CONAMP, balizada pela missão constitucional de velar pelo regime democrático, inclusive dentro da instituição, assumiu o compromisso histórico de defender a nomeação do mais votado na lista para o cargo de procurador-geral de Justiça. Reconhecendo a faculdade constitucional reservada a Vossa Excelência, enquanto Governador de Estado, e respeitando tal discricion ariedade para a escolha de quaisquer dos integrantes da lista, volvemos nossa certeza às convicções democráticas que sempre nortearam a vossa atuação ao longo de uma notável vida pública, em especial no exercício do mais elevado cargo do Executivo estadual", diz o documento.