Publicidade
Manaus
Manaus

Frota de Manaus chegará perto de 600 mil em 2012

Administrar o fluxo de veículos, melhorando o transporte coletivo, é um dos trabalhos prioritários do novo administrador 06/10/2012 às 15:31
Show 1
Congestionamentos, falta de pavimentação adequada e de um bom sistema de transporte coletivo fazem do trânsito em Manaus uma dor de cabeça constante
Felipe de Paula ---

Com uma frota de mais 562,8 mil veículos o trânsito de Manaus está cada vez mais comprometido. Os gargalos em várias zonas se agravam na mesma velocidade que o aumento da frota. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), todos os meses entram em média de 3 mil  a 4  mil novos veículos no sistema. Nesse ritmo, até dezembro deste ano serão quase 600 mil veículos nas ruas, o que significa que o trânsito ficará pior e o tempo que as pessoas ficarão presas nos congestionamentos também.

Evitar o caos nessa área é uma das mais complexas tarefas do novo prefeito de Manaus. Especialistas concordam que a explosão de carros e a piora no trânsito da capital ocorreu por falta de opção de transporte público e pelo déficit no sistema viário. Outro problema que faz o trânsito piorar é o péssimo estado de conservação do asfalto usado pela prefeitura.

Segundo o doutor em Geografia Urbana e especialista em trânsito Geraldo Alves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além das intervenções viárias com a construção de viadutos, novas vias e alargamento das existentes, o novo prefeito precisa adotar um sistema capaz de mudar a matriz de transporte coletivo. Ele ressalta que a pessoas que utilizam o transporte público estão  migrando para o transporte individual a cada dia. Isso faz, segundo ele, com que o inchaço de carros no trânsito piore. “As pessoas não utilizam ou não querem utilizar o transporte coletivo porque ele não funciona. Elas são motivadas a comprar veículos e consequentemente agravar os congestionamentos”, disse.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).