Publicidade
Manaus
Manaus

Gabarito do concurso da Semsa deve sair nesta terça (5)

Cerca de 30% dos 32 mil candidatos aptos faltaram ao concurso. MPE busca dados para pedir o cancelamento do certame 05/06/2012 às 08:50
Show 1
Candidatos aguardavam ansiosos pela abertura dos portões em unidade, na Cidade Nova I, no último domingo
Renata Magnenti Manaus (AM)

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) divulga nesta terça-feira (5) o gabarito do concurso público da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) e o secretário da Semad, José Assunção, explicará todas as questões envolvendo a série de erros no certamente. No último domingo, foram aplicadas as provas a parte dos candidatos e a abstenção foi de 30%. Enquanto isso, o Ministério Público do Estado (MPE) está colhendo reportagens e denúncias para entrar, novamente, na Justiça com intenção de cancelar o processo.

Na avaliação de especialistas, a série de erros que permeiam o certame da Semsa enfraquece não somente o candidato, mas o órgão detentor do processo. “Essa situação que temos visto gera uma série de problemas judicial, além de tantos outros, e a parte mais prejudicada é a Prefeitura”, avalia a consultora de Recursos Humanos (RH), Elaine Jinkings. Ela detalha que quando se escolhe um fornecedor para um serviço se aposta que aquele é o melhor e, na hora que aconteceu situações adversas o prejuízo de marketing é grande, assim como cai o grau de confiabilidade da instituição.

Para o pesquisador e professor da FGV, Mario Pierre, em situação de suspeita de fraude e desorganização, todos perdem. “Elaborar um certame requer cuidado, depois o candidato precisa se atentar a cada informação do edital e quando algo dá errado, afeta a todos”.

Desenrolar

De acordo com a Semcom, hoje a Semad divulga os gabaritos dos candidatos que não realizaram a prova no dia 27 maio como estava previsto e, a fizeram no último domingo. Eram esperados 32 mil candidatos, seis mil referente às vagas para ensino fundamental e 24 mil de nível superior. Entretanto, a abstenção foi de cerca de 9,6 mil candidatos.

Ainda de acordo com a Semcom, o secretário Assunção irá responder ao londo do dia de hoje todos os questionamentos sobre o certame. Vale lembrar que mais de 75 mil pessoas inscreveram no concurso da Semsa. Na data, parte das provas foi aplicadas, enquanto, outros candidatos esperaram por mais de uma hora pelas provas e as que seriam aplicadas no período da tarde foram canceladas.

Duas promotoras do MPE, Delisa Oliveira e Cláudia Câmara, estão buscando provas sobre o certame. Após análise do conteúdo devem anunciar uma nova decisão. No último domingo, Delisa, disse ao A CRÍTICA que “nesta semana, irá mover uma ação civil pública requerendo, ao judiciário, que o concurso seja cancelado”. Ontem, a reportagem tentou contato com as promotoras, mas não teve retorno.