Publicidade
Manaus
Manaus

Governador do AM recebe representante da Unicef em Manaus

Gary Stahl está na região para reiterar o compromisso da organização em fortalecer a atuação na Amazônia Brasileira 10/02/2012 às 11:47
Show 1
Gary Stahl é representante da Unicef no Brasil desde dezembro de 2011
Acrítica.com Manaus

O governador do Amazonas Omar Aziz receberá, nesta sexta-feira (10), representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Gary Stahl, que está no Estado pela primeira vez. O encontro que acontecerá às 11:30 na sede do governo do Estado, localizada na AV. Brasil, bairro Compensa II, zona Oeste de Manaus.

Gary Stahl está na região para reiterar o compromisso da organização em fortalecer a atuação na Amazônia Brasileira. Ele deve seguir para o município de Tabatinga ainda na tarde dessa sexta-feira e, em seguida, visitar Benjamin Constant, ambos na região do Alto Solimões, para encontro com parceiros destas localidades.

No sábado (11),  Gary Stahl visitará a comunidade de Belém do Solimões, onde vivem cerca de 5 mil indígenas. Lideranças, agentes indígenas de saúde, jovens e profissionais de saúde da região conversarão sobre ações de promoção e garantia dos direitos de crianças indígenas. O representante conhecerá ainda o cartório do Hospital Municipal de Benjamin Constant, que tem sido referência por combater o sub-registro de nascimento e garantir o direito da criança indígena de ter o nome na língua materna expresso no documento. Desde que foi inaugurada a unidade no cartório no hospital, mais de mil crianças já foram contempladas com o documento.

A decisão de vir à região traduz o compromisso do Fundo das Nações Unidas para a Infância em fortalecer a atuação na Amazônia Brasileira, que continua sendo um dos territórios prioritários no novo ciclo de cooperação com o Brasil, iniciado este ano e que segue até 2016. “Para o Brasil avançar ainda mais na garantia dos direitos de cada criança e adolescente, é essencial enfrentarmos as desigualdades e valorizarmos as diferenças. Os meninos e meninas da Amazônia exigem nossa atenção e proteção”, explica Gary.

Em todo roteiro, tem sido acompanhado pela representante-adjunta do Unicef no Brasil, Antonella Scolamiero, e pelo gerente de mobilização de recursos e parcerias, Win Desmedt. Em Manaus, também faz parte da comitiva o especialista do Unicef em Direitos da Infância Indígena e Afrodescendente para a região da América Latina e Caribe, Miguel Hilario-Manenima, e os coordenadores do Unicef em Belém, Fábio Morais, e do Unicef em Manaus, Eliana Almeida.

No Maranhão e no Pará, além de reuniões com os governadores e  parceiros, a comitiva do Unicef participou de um encontro de adolescentes blogueiros que participam do Selo UNICEF Município Aprovado no Maranhão e  conheceu o Espaço Acolher, da Santa Casa do Pará, criado em 2006 para atender as vítimas de escalpelamento, acidente que atinge principalmente as mulheres e meninas ribeirinhas.

Gary Stahl

Representante do UNICEF no Brasil desde dezembro de 2011. Antes de iniciar esta nova missão, Gary foi, por dois anos, representante da organização no Chile. Ele trabalhou também como Diretor Adjunto do Setor de Parcerias Públicas do UNICEF, em Nova Iorque. 
Gary iniciou sua carreira no UNICEF, em 1994, como Coordenador da Operação de Emergência no Sudoeste de Ruanda, onde supervisionou atividades programáticas que atendiam mais de 400 mil pessoas desalojadas no país. Mudou-se para Kigali, em 1995, já na função de Chefe de Operações de Campo. A partir de julho de 1997, Gary Stahl atuou como Oficial de Programas em Lima, Peru, trabalhando em projetos de combate à extrema pobreza nos Andes, na Amazônia e em periferias de áreas urbanas. Em abril de 2000, tornou-se Chefe de Operações, Vice-Presidente de Programas e Tesoureiro da Fundação NetAid, em Nova Iorque. De abril de 2003 a 2004, exerceu a função de Representante do UNICEF na Nicarágua.

Gary, que é estadunidense, é graduado em Estudos Internacionais e Língua Espanhola pela Universidade de Iowa e mestre em administração pública pela Universidade de Harvard.