Publicidade
Manaus
Manaus

Governador do Amazonas cobra agilidade na liberação de recursos para obra da Arena

Omar Aziz aproveitou a visita do Ministro do Esporte Aldo Rebelo para relembrar que até agora apenas 20% dos R$ 400 mi destinados a construção da Arena da Amazônia foram repassados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social 03/02/2012 às 23:12
Show 1
Governador Omar Aziz e Ministro do Esporte Aldo Rebelo em visita a Arena da Amazônia
Lorenna Serrão Manaus

Na manhã desta sexta-feira o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que visita pela primeira vez a capital do Amazonas, conferiu de perto o andamento da construção da Arena da Amazônia, na Zona Centro-Oeste. Na ocasião, o governador do Estado, Omar Aziz, aproveitou para cobrar mais agilidade na liberação dos recursos financeiros para a obra e relembrou que apenas 20% dos R$ 400 milhões destinados à Arena foram repassados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

“Temos uma logística diferenciada e o ministro sabe disso, 35% da Arena já está concluída e o nosso compromisso é entregá-la pronta em junho de 2013, mas é necessário que haja um entendimento por parte do BNDES de que os recursos não podem demorar tanto para ser liberados. Até agora a maioria das despesas foram pagas pelo governo estadual”, comentou Aziz.

Segundo o governador, 15% dos custos para a execução das obras já concluídas foram pagos pelo Estado.

“Existe uma disparidade muito grande entre o cronograma físico e o financeiro”, concluiu.

Sobre o monotrilho Omar disse que está sendo elaborado um projeto executivo e que algumas pesquisas em áreas onde será necessário tirar tubos e fios para que a construção possa iniciar.

O ministro do Esporte reconheceu o esforço que o Amazonas tem feito para arcar as despesas da Arena prometeu que o Governo Federal será mais ágil.

“Levo a melhor impressão possível de Manaus, reconheço o esforço e a determinação do Estado, do governador Omar Aziz, dos técnicos e dos engenheiros que estão construindo a arena e prometo que o Governo Federal irá se empenhar para corresponder o que tem sido feito aqui, principalmente na parte financeira. Temos uma enorme responsabilidade em apoiar a Copa do Mundo na região que detém 60% do território do país ”, pontuou Rebelo.

O ministro do Esporte reconheceu o esforço que o Amazonas tem feito para arcar com as despesas da Arena e prometeu que o Governo Federal será mais ágil.

“Levo a melhor impressão possível de Manaus, reconheço o esforço e a determinação do Estado, do governador Omar Aziz, dos técnicos e dos engenheiros que estão construindo a arena e prometo que o Governo Federal irá se empenhar para corresponder o que tem sido feito aqui, principalmente na parte financeira. Temos uma enorme responsabilidade em apoiar a Copa do Mundo na região que detém 60% do território brasileiro ”, pontuou Rebelo.

O ministro se comprometeu em vir a Manaus de três em três meses para ajudar e apoiar o Governo do Estado para que a Copa em Manaus e no Brasil possa corresponder às expectativas.

Aldo também fez elogios a Arena e afirmou que das seis que já visitou a da Capital Amazonense é a mais bonita.

“Achei a Arena de Manaus a mais visível, mais apresentável, vocês estão de parabéns, ela está a altura de Manaus, do Brasil e da Copa”, finalizou.