Publicidade
Manaus
Manaus

Governador e Prefeito se reúnem com Ministro da Integração para discutir ajuda às vítimas da cheia

A reunião foi acertada na manhã desta quarta-feira (09), no Palácio do Governo, durante teleconferência com a presidenta Dilma Rousseff e ministros 09/05/2012 às 14:34
Show 1
Omar e Amazonino na manhã desta quarta-feira (9), após teleconferência com a presidenta Dilma Roussef (PT)
acritica.com Manaus

O governador Omar Aziz e o prefeito Amazonino Mendes reúnem-se nesta quinta-feira, 10 de maio, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para tratar da situação da cheia no Estado. A reunião foi acertada na manhã desta quarta-feira (09), no Palácio do Governo, durante teleconferência com a presidenta Dilma Rousseff e ministros.

Segundo o governador, além da ajuda humanitária que já vem sendo prestada pelo Governo do Estado e Prefeitura às famílias afetadas pela cheia, há uma preocupação com a questão dos serviços, como transporte e abastecimento, entre outros.

Ele afirmou que já passa de R$ 33 milhões o prejuízo de pequenos e médios produtores do Estado que perderam toda a produção, por isso a presença do Ministério da Agricultura para discutir de que forma os agricultores serão socorridos.

Além do ministro e sua equipe, representantes de outros ministérios envolvidos com questões ligadas a transtornos naturais, a exemplo da pasta Agricultura, estarão na reunião desta quinta-feira em Manaus.

Em números

Ao todo, mais de 70 mil famílias, sendo 10 mil na capital, foram afetadas pela cheia. De acordo com o governador, a presidenta está a par dos números e disse que não vai medir esforços para ajudar.

“Ela sabe que o número de famílias afetadas já passa de 70 mil no Estado. Em Manaus hoje são mais de 10 mil famílias, mas pela quantidade de igarapés que temos vai aumentar”, disse o governador, ao lembrar que na data de hoje (09/05), a cota do rio já está 66 centímetros acima da registrada no mesmo dia em 2009, quando o Estado registrou cheia recorde.

 Uma das maiores preocupações, segundo Omar Aziz, é a questão da saúde, por isso já há uma grande mobilização por parte do Governo e Prefeitura para a limpeza dos igarapés. Sobre recursos financeiros, Omar Aziz disse que o assunto será tratado na reunião com o ministro, que em março já havia estado em Manaus, ocasião em que assinou convênios com o Governo do Estado no valor de R$ 80 milhões para combater os efeitos da cheia e para o programa Água para Todos no Amazonas.