Publicidade
Manaus
Manaus

Governo do Amazonas entrega 3,5 mil unidades habitacionais do 'Minha Casa, Minha Vida'

A inauguração reuniu cerca de seis mil pessoas, na rua da Felicidade, entre as quadras 26 e 16 do Conjunto, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. 20/12/2012 às 22:53
Show 1
A inauguração contou com a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, do vice-governador José Melo e da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Aziz
Camila Pereira Manaus (AM)

Mais de 3,5 mil famílias irão passar o Natal deste ano em uma casa própria. Na noite desta quinta-feira (20), o Governo do Amazonas entregou o residencial Viver Melhor, construído pelo em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O governador Omar Aziz ressaltou que, de todos do projeto, este conjunto é o maior do país.  “Não há nada parecido no Brasil. É desta forma que tentamos levar qualidade de vida para a população, ajudar quem precisa. Muitas pessoas que estão aqui vieram de áreas de risco ou não tinham casa própria. Com este projeto, podemos fazer a nossa contribuição”, destacou.

Nesta primeira etapa do residencial, 3.511 unidades habitacionais foram concluídas e entregues aos beneficiários nas últimas semanas. Do total, 3.072 são apartamentos e 430 casas, sendo 107 adaptadas a pessoas com deficiência e idosos. O conjunto possui ainda ruas pavimentas e arborizadas, estação de tratamento de esgoto, rede de energia elétrica e água encanada. Cada bloco de apartamento possui 16 unidades, cada uma com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O Distrito de Cacau Pirêra, localizado no município de Iranduba, também deverá receber o projeto. Ao todo serão construídas 2.600 unidades. “Estamos trabalhando na análise do projeto, para que seja construído o mais rápido possível”, garantiu o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro que também esteve presente durante inauguração.

Transportes, Segurança, Escola e Saúde

Ao todo, foram investidos R$ 196.385.257,39, sendo R$ 41.030,00 do Governo do Amazonas, que também investiu no acesso e no terreno e estão construindo aparelhos comunitários como escolas de ensino Fundamental e Médio e unidades de educação de tempo integral no local.

Em seu discurso, Aziz garantiu à população que o residencial receberá uma unidade de saúde, delegacia e escola. “Pode demorar um pouco, mas o dinheiro já está reservado”, assegurou.

“É preciso trabalhar para uma infra-estrutura do conjunto. Juntamente com o novo prefeito, vamos trabalhar para que tenham transporte coletivo e limpeza pública”, destacou. De acordo com os moradores, mesmo o local tratando-se de uma área afastada, as esquinas das quadras possuem um ponto de ônibus e três linhas (029, 356, 028) atendem os novos moradores.

Policiamento

De acordo com o Major Darcelo Gomes o conjunto contará com uma viatura e duas motocicletas do Ronda no Bairro, além do apoio das viaturas da Força Tática. “Este trabalho já é realizado há 15 dias, quando começaram as primeiras mudanças dos moradores, agora ganhamos o reforço da Força Tática”, afirmou