Publicidade
Manaus
Manaus

Governo do Amazonas inaugura Delegacia Especializada em Crimes Contra o Turista

A inauguração da delegacia especializada no atendimento ao turista neste momento é estratégica. A temporada de cruzeiros no Amazonas começou em outubro e vai até meados de março. 14/11/2012 às 17:58
Show 1
Além de oferecer suporte de segurança, a nova instalação acrescenta a filosofia do atendimento humanizado aos moldes do programa Ronda no Bairro.
acritica.com Manaus (AM)

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (14), no Centro da capital, mais uma unidade da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Turista (DECCT). A unidade está instalada no mezanino do Porto de Manaus e vai oferecer, além do serviço de polícia judiciária, atendimento humanizado aos visitantes brasileiros e estrangeiros.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Josué Rocha, a instalação da delegacia no porto é resultado de uma pesquisa realizada pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) que indicou a necessidade de reforçar a sensação de segurança na região central de Manaus. “Esta delegacia funciona como uma extensão do trabalho que desenvolvemos no Aeroporto Eduardo Gomes. Aqui teremos dois investigadores, dois atendentes e um delegado, todos bilíngues”, disse Rocha.

A inauguração da delegacia especializada no atendimento ao turista neste momento é estratégica. A temporada de cruzeiros no Amazonas começou em outubro e vai até meados de março. Além de oferecer suporte de segurança, a nova instalação acrescenta a filosofia do atendimento humanizado aos moldes do programa Ronda no Bairro.

“A economia do Amazonas precisa do turista. Se ele se sentir seguro e bem atendido, provavelmente ele vai voltar e recomendar o turismo no Estado”, avaliou o delegado geral da Polícia Civil.

O delegado titular da DECCT, Adauto Nazareth, acrescentou que antes as ocorrências envolvendo turistas, na área central, eram levadas para o 1º DIP, na praça 14 (zona sul), agora, tudo será resolvido na delegacia do turista.  “Além do atendimento de polícia judiciária nós estaremos preparados para orientar o turista, por exemplo, a como chegar num ponto turístico da cidade ou ajudá-lo a encontrar outros serviços que o Estado ou prefeitura possam servir”, disse.

Reforço no policiamento – Outra ação que reforça a segurança para turistas no Centro da capital acontece desde o dia 26 de outubro, quando o policiamento na área foi reforçado com mais 45 policiais civis e militrares.  O reforço na segurança segue o calendário da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) em virtude da temporada de cruzeiros, cuja projeção aguarda cerca de 30 mil turistas até o final de março de 2013.