Publicidade
Manaus
Manaus

Governo e órgãos municipais pretendem acabar com os ‘lixões’ do Amazonas até 2014

De acordo com o titular da SDS, Nádia Ferreira, explica que o encontro trouxe um comprometimento e amadurecimento entre todos os secretários e posiciona o Amazonas, mais uma vez à frente na questão de políticas públicas. 26/07/2012 às 19:48
Show 1
Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente discutiu, inclusive, a situação dos lixões de Manaus
acritica.com* Manaus

Compromisso, avanços e oportunidades caracterizaram a realização do 5º.  Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente (5º. Fopes), que reuniu nos dias 25 e 26 de julho, 38 representantes municipais, para discutir políticas públicas.

A titular da SDS, Nádia Ferreira, avalia como positiva a realização do 5º encontro, ressaltando o compromisso do Governo junto aos órgãos municipais, trazendo para a pauta temas de interesse coletivo e soluções para as demandas de cada região. "Essa aproximação nos permite que uma diretriz seja dada para todos de forma igualitária, nivelando conhecimento. Isso é muito importante, porque todos se veem inclusos nesse propósito, e têm a oportunidade de aprender e implementar as suas políticas, com o amparo do Governo, sabendo que estamos caminhando juntos", disse Nádia.

Nádia Ferreira explica que o Fopes trouxe um comprometimento e amadurecimento entre todos os secretários e posiciona o Amazonas, sob o comando do governador Omar Aziz, mais uma vez à frente na questão de políticas públicas. "O Amazonas está tendo a oportunidade de levar experiências para o mundo. O Fopes e sua proposta são inéditos no Brasil, que iniciou com o lançamento do trabalho direcionado à elaboração dos planos de resíduos, cumprimos a lei. O Fopes já nasceu com o objetivo de acabar os 'lixões'. Era um problema sério que resolvemos enfrentar juntos", declara.

O Fopes é uma iniciativa do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) em parceria com a Associação Amazonense dos Municípios (AAM).

Amazonas sem 'lixão'

Os 'lixões' foram um dos temas de destaque no encontro, configurando-se como um dos desafios para o Estado. "Estamos acompanhando e apoiando para finalizar esse processo. Isso é uma determinação do governador Omar Aziz, por conta dos riscos que o lixão traz, como problemas sociais, ambientais, além do não aproveitamento econômico de resíduos. O Governo continua o trabalho para que até 2014, tenhamos um Amazonas sem lixão", ressalta a ressalta a secretária.

De acordo do Nádia Ferreira, em 2011 foi lançada a meta de elaborar os Planos Municipais de Resíduos Sólidos, o que foi realizado com êxito, com a entrega de 56 Planos no último dia 23 de julho. "Os municípios estão de parabéns porque cumpriram a meta, agora precisamos avançar e fazer a remediação dos lixões. Temos que aproveitar o verão e fazer o recobrimento nesses espaços onde ainda tem lixão. O próximo passo é elaborar os projetos executivos e captar recursos", afirma.


*Com informações de assessoria