Publicidade
Manaus
Manaus

Honda tenta retomar a liderança dos sedãs médios

O Civic 2012, lançamento mais esperado da montadora japonesa nos últimos meses,  foi apresentado a clientes e imprensa local nesta semana na concessionária Shizen 21/01/2012 às 10:23
Show 1
Civic 2012
ISRAEL CONTE Manaus

 Em time que é bom se mexe? A Honda mexeu. E o  motivo é nobre: tentar retomar a liderança dos sedãs médios que tem no trono atualmente  o Toyota Corolla.

Mexeu, mas  deixou o que é melhor no seu devido lugar e ainda acrescentou exclusividades para o mercado brasileiro.

 O Civic 2012, lançamento mais esperado da montadora japonesa nos últimos meses,  foi apresentado a clientes e imprensa local nesta semana na concessionária Shizen.

Entre as principais novidades está o design traseiro, o teto solar e o sistema Econ, que  ajuda o motorista a dirigir economizando combustível.

ECONOMIZANDO

O  Econ, um botão verde que fica a esquerda do painel,  serve para melhorar o consumo ao alterar parâmetros de funcionamento do ar-condicionado, resposta do acelerador, piloto automático e injeção eletrônica. Quando  o motorista está dirigindo com economia, setas no painel digital ficam verdes; quando não, elas ficam azul.

As opções de transmissão continuam as mesmas, automática ou manual de cinco velocidades.

EXTERIOR

Apesar de manter as linhas principais do design anterior, o Civic 2012  traz algumas exclusividades  para   o mercado nacional. Uma delas é o aumento do tanque de combustível de 50 litros  para 57 litros  para permitir a utilização de etanol. O porta-malas também cresceu: passou de 340 para 449 litros.

Na dianteira, os faróis ganharam lentes mais refinadas, além do para-choque ter ficado mais esportivo.

Na traseira está a principal mudança do design externo. Com lanternas mais verticais em relação ao modelo anterior, refletores  invadem a tampa do porta-malas deixando-a mais séria.

POR DENTRO

No interior, a Honda deixou o xodó da geração anterior com algumas alterações: o painel futurista. Para todos os mercados onde ele é vendido, há um novo quadro de instrumentos, dividido em dois níveis,  ficando no local tradicional o conta-giros e as luzes espias, enquanto o velocímetro e o computador de bordo, o i-MID - que é de série para todas as versões - fica na parte superior.

Os  bancos ganharam novo formato, o ar-condicionado digital é de série em todas as versões, assim como airbag duplo dianteiro. Já o airbag lateral e o teto solar estarão disponíveis apenas na versão EXS.