Publicidade
Manaus
Manaus

Idosos recebem credenciais para vagas especiais em estacionamentos de Manaus

De acordo com o Manaustrans, outro lote de credenciais será entregue a partir desta quinta-feira (01/03) para os usuários inscritos até outubro de 2011 29/02/2012 às 19:13
Show 1
Documento que garante vaga especial a idosos em estacionamentos
acritica.com Manaus (AM)

Cinquenta credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência foram entregues na manhã desta quarta-feira (29), no Parque Municipal do Idoso, para dar início ao sistema de documentos que garante vagas especiais. A solenidade, organizada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), marcou também a assinatura do termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Manaus e shoppings centers da cidade a fim de assegurar o acesso do Manaustrans a estacionamentos privados para fiscalizar o cumprimento das vagas especiais.

De acordo com o órgão, outro lote de credenciais será entregue a partir desta quinta-feira (01/03) para os usuários inscritos até outubro de 2011. Os documentos podem ser obtidos na sede do Manaustrans, na avenida Tefé, 850, bairro Japiim, Zona Sul de Manaus,  no horário de 8 às 14 horas . Até o momento, 1.096 pessoas se inscreveram interessadas na credencial que assegura a vaga especial nos estacionamentos.

O termo de cooperação técnica assinado entre a PMM, representada pelo diretor-presidente do Manaustrans, tenente coronel Walter Cruz, e representantes dos shoppings centers, reafirma o compromisso dos centros de compras em promover a padronização da sinalização específica e a permitir a fiscalização nos seus respectivos estacionamentos. Com a parceria, o Manaustrans poderá entrar nos estacionamentos privados para fiscalizar e aplicar multa aos condutores sem credencial que usarem a vaga indevidamente.

O credeciamento para vagas especiais está aberto e pode ser feito no setor de Atendimento Especial, na sede do Manaustrans. Maiores de 60 anos e pessoas com deficiência física ou  visual tem direito ao documento. Para solicitar a credencial, o interessado deve se dirigir à sede do  Instituto com os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido (entregue pelo Manaustrans); comprovante de residencia atualizado; cópia do RG ou certidão de nascimento.

A credencial é pessoal e intransferível e deve estar no painel do veículo ou em local visível. Se for constatado que outra pessoa usou o documento para estacionar em vaga especial sem a presença do credenciado, a credencial será suspensa.

A reserva de vagas é o cumprimento das resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional do Transito (CONTRAN), que dispõe sobre a padronização da sinalização e fiscalização das vagas para idosos e pessoas com deficiência nos estacionamentos públicos e privados. O uso das vagas em desacordo com as normas será considerado infração leve que prevê multa de R$ 53,20, três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a remoção do veículo.