Publicidade
Manaus
Manaus

Imigração de Haitianos ao AM será debatida pela ALE-AM nesta segunda-feira (27)

A propositura dos deputados José Ricardo Wendling (PT), Luiz Castro (PPS) e Marcelo Ramos (PSB), visa discutir a situação de aproximadamente 4 mil Haitianos que estão no Estado 27/02/2012 às 12:11
Show 1
Audiência Pública pode ajudar a encontrar soluções mais concretas para a situação dos haitianos que se encontram no Estado
JOELMA MUNIZ Manaus

A imigração de Haitianos para o Amazonas será debatida por parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), às 10h desta segunda-feira (27).

A propositura dos deputados José Ricardo Wendling (PT), Luiz Castro (PPS) e Marcelo Ramos (PSB), visa discutir a situação de aproximadamente 4 mil Haitianos que estão no Estado.

Para o petista José Ricardo, a participação da Igreja Católica no processo de amparo aos imigrantes tem sido essencial para viabilizar a inserção na cidade de homens, mulheres e crianças vindos do país devastado por um terremoto em 2010.

Entretanto, o parlamentar lamenta o que chama de “ausência de um posicionamento concreto dos governos federal, estadual e municipal” sobre o fato.

“Preocupa não somente a população, mas também deixa os migrantes haitianos numa situação de abandono”, ressaltou .

Jose Ricardo afirmou que a Audiência Pública pode ajudar a encontrar soluções mais concretas para a situação dos haitianos que se encontram no Estado.

Devem comparecer a Audiência representantes  do Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério Público do Trabalho no Amazonas, Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Secretaria de Estado da segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Superintendência da Polícia Federal, Pastoral do Migrante, Paróquia São Geraldo, Área Missionária Sagrada
Família e Casas de Apoio aos Haitianos dos Bairros.