Publicidade
Manaus
Manaus

Inaugurada estátua de Jefferson Péres em tamanho real

Marlídice Péres, viúva do senador, diz que ela e os filhos Ronald, Rômulo e Roger estão muito emocionados e agradecidos por mais esta homenagem à memória do senador 19/03/2013 às 22:06
Show 1
O monumento está localizado no parque de mesmo nome, localizado na avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus
Camila Pereira Manaus

O semblante sereno e forte, sempre solene, de Jefferson Péres foi eternizado em monumento de bronze inaugurado nesta terça-feira (19), no Parque que tem o nome do ex-senador. A peça está em tamanho real. No dia em que completaria 81 anos, familiares e nomes da política lembraram com saudades e muita emoção a figura exemplar de Péres.

 Confeccionado pelo artista plástico Murilo Sá Toledo e executado pela Fundição Fundiart, em São Paulo, o monumento é baseado numa fotografia de Péres, em que ele está sentado na cadeira do Senado Federal. A fotografia foi reproduzida em vários jornais brasileiros na ocasião do falecimento do senador, em decorrência de um infarto fulminante. “É uma homenagem e reconhecimento a trajetória da vida de Jefferson. Além de colocá-lo em destaque no Centro de Manaus, que ele tanto amava”, destacou Marlídice Péres, viúva do senador.

Ela conta que, por ocasião da inauguração do Parque que também homenageia o marido, em setembro de 2009, sugeriu ao então governador, Eduardo Braga, a construção do monumento. O governador acatou a ideia e a Secretaria de Cultura levou o projeto adiante, concluído agora na administração do governador Omar Aziz. "O secretário Robério Braga nos permitiu acompanhar todo o processo de concepção e execução da escultura e fizemos isso com muito carinho”, destacou Marlídice, ressaltando que Robério e Omar foram colegas de Péres na bancada da Câmara Municipal de Manaus, no quadriênio 1989-1992.


O prefeito de Manaus, Artur Vírgilio Neto, diz que a estátua se parece muito com o ex-senador. “Era uma figura afaga, sempre pronto para uma conversa sobre literatura ou coisas do mudo. Era, sem dúvidas uma figura encantadora. Ele sempre será uma figura presente, nós imaginamos que ele se eternizará por quem foi e a sua ética e pelo amor a Manaus”, disse.

O governador em exercício, José Melo, afirmou que com a homenagem, ele poderá ser lembrado pela juventude. “Hoje é muito raro uma pessoa com as qualidades de Jefferson Péres. Honrou todos os mandatos com espírito público, um exemplo a ser seguido”, falou em discurso.

“Agora Jefferson faz parte de Manaus. Saiu para ficar no pedaço desta terra. A imagem dele agora salta e se eterniza como poesia”, finalizou Marlídice.

 


Biografia

Nascido em Manaus, em 1932, Jefferson Péres era formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Antes de se tornar político, foi professor universitário e lecionava na área de Economia, na Universidade Federal do Amazonas. Em 1988, elegeu-se vereador em Manaus, cargo para o qual foi reeleito, cumprindo mandato até 1995, quando assumiu sua cadeira no Senado. Em 2002, foi reeleito para este cargo majoritário. Este segundo mandato teve início em 2003 e se estenderia até o final de 2010, tendo sido interrompido em maio de 2008, pelo infarto que vitimou o senador.

No Senado Federal, Péres foi relator de matérias importantes como a Lei Complementar 101 (mais conhecida como “Lei de Responsabilidade Fiscal”), que impôs o controle dos gastos a Estados e Municípios e deu mais transparência aos gastos públicos. Em 2001, foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Em 2006, Péres foi candidato à vice-presidência do Brasil, na chapa do também senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal.