Publicidade
Manaus
Manaus

Iniciativas de reciclagem em Manaus ajudam o meio ambiente e trazem qualidade de vida

Cooperativas reaproveitam as garrafas PET e latas de alumínio jogados no rio e dão um destino eficaz e lucrativo 13/04/2014 às 14:11
Show 1
Armazenagem de garrafas recicláveis ainda gera renda para os cooperados
Perla Soares Manaus (AM)

“Reciclar não significa somente transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. Significa, também, limpar a beira do rio”. Essa é a denominação de reciclagem para Rogério Bentes, 35, trabalhador da marina do Davi, no Tarumã, Zona Oeste. Ele faz a travessia de passageiros para outros lugares do rio.

Incomodados com tantas garrafas e latas jogadas às margens do rio, os canoeiros da cooperativa da marina do Davi resolveram tomar uma atitude. “A partir do momento em que a gente viu o nosso ‘escritório’ ser tomado por garrafas PET e latas de alumínio nos reunimos e tivemos a ideia de limpar a beira do rio. Só que não sabíamos o que fazer e nem onde colocar todo esse lixo que estava poluindo e deixando feio o nosso local de trabalho. Então montamos duas gaiolas, uma para garrafas PET e outra para latinhas de alumínio”, afirmou o atravessador João Reis, 35.

Para o diretor da cooperativa de canoeiros, Adelson Carneiro, 54, a ideia foi a solução para limpar outros lugares onde os mesmos produtos eram jogados. “Hoje todos os PET e as latinhas são deixados pelos passageiros dentro dos barcos. Eu recolho no flutuante e os que encontramos no rio, a gente recolhe e joga dentro das gaiolas, tudo devidamente separado” afirmou.

Segundo Adelson, o lixo recolhido pela associação tem destino certo: as garrafas PET são usadas como boias em canoas de alumínio. Antes os cooperados usavam isopor como enchimento dos bancos para poder flutuar. Hoje é substituído por PET.

Ainda, segundo Adelson, o melhor destino recebem as latinhas. “Amassamos e vendemos. A última venda deu R$ 450 e com esse dinheiro fizemos um churrasco. Hoje ganhamos dinheiro, nos divertimos e ainda deixamos o rio limpo” disse.

Um benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado na cidade. Muitos desempregados agora conseguem renda para manter suas famílias.