Publicidade
Manaus
Manaus

Interdições de ruas para bandas de carnaval só podem ser feitas mediante autorização

Para fechar qualquer via é necessário solicitar a interdição e cumprir com todas as exigências de órgãos como o Manaustrans e a SMTU, entre outros 18/02/2014 às 10:10
Show 1
A Banda da Bica é uma das que já possui autorização para a festa de sábado
Jornal A Crítica ---

Quem foi que disse que Carnaval não é coisa séria? Que o diga quem já organizou ou pretende organizar uma banda, trio elétrico ou carro de som em via pública. Para fechar qualquer via é necessário solicitar a interdição e cumprir com todas as exigências de órgãos como o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), entre outros.

Aliás, como um dos critérios é dar entrada na solicitação com 30 dias de antecedência, ninguém mais poderá fazê-lo, visto que o Carnaval termina no dia 4 de março. As solicitações foram analisadas e deliberadas pela Diretoria de Engenharia do Manaustrans, responsável por verificar se existem ou não condições necessárias para a realização dos eventos.

Na etapa inicial do processo, os organizadores dos eventos, devidamente identificados, tiveram que apresentar um abaixo assinado com 60% dos moradores da rua concordando com a realização da festa. Depois de aprovado pela SMTU, o documento foi protocolizado na Manaustrans para a observâncias de outros critérios. Um deles é a verificação se a via faz parte do itinerário de linhas do transporte coletivo e se a interdição da via interfere na circulação de veículos e no acesso dos moradores.

O Manaustrans lembra que o fechamento de vias públicassem autorização da Prefeitura de Manaus é proibido por lei e resulta na suspensão imediata da festa pela polícia e autoridades de trânsito.

FOLIA

Três grandes eventos carnavalescos estão autorizados para este final de semana. No sábado acontece a 27ª edição da Banda Independente da Confraria do Armando (Bica), na rua 10 de Julho, Centro, a partir de 17h, e UBloco, na piscina do Tropical Hotel, a partir das 17h ao som do Monobloco e Jammil e Uma Noites. Domingo a folia maior é com a 27ª edição da Banda do Boulevard, a partir de 15h, no trecho entre a rua Ferreira Pena e a avenida Djalma Batista.