Publicidade
Manaus
Manaus

Ipaam autua empresa de papel que descartava efluentes líquidos industriais no Igarapé do 40

Equipe de fiscalização constatou problemas técnicos nas tubulações do processo produtivo da empresa de papel e papelão localizada na Zona Leste de Manaus 14/10/2015 às 15:32
Show 1
O descarte de efluentes líquidos industriais estava sendo despejado irregularmente no Igarapé do 40
acritica.com Manaus (AM)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou na tarde de terça-feira (13) uma fiscalização em uma indústria de papel e papelão, localizada na avenida Autaz Mirim, Zona Leste de Manaus.

A equipe da gerência de fiscalização constatou problemas técnicos nas tubulações do processo produtivo. Com isso, o descarte de efluentes líquidos industriais estava sendo despejado irregularmente no Igarapé do 40.

“No local verificamos que as tubulações não estavam ligadas à estação de tratamento. Tudo é despejado no Igarapé sem nenhum tratamento. É necessário que a empresa faça as adequações”, disse a fiscal do Ipaam, Brenda Leite.

O Ipaam notificou o empreendimento que terá que realizar reparos e manutenção nas tubulações redirecionando-as para a estação de tratamento existente no local. Além disso, a empresa terá que instalar canaletas. A notificação exige que as obras sejam feitas em um prazo de 60 dias. 

A indústria também foi autuada, baseada na lei de crimes ambientais, no valor de R$ 50 milA licença de operação da mesma será reavaliada após o cumprimento da notificação. Caso o empreendimento não cumpra as exigências do órgão ambiental, pode receber uma nova multa e ter até suas atividades suspensas até as adequações.

As denúncias podem ser feitas ao Ipaam pelo telefone 2123-6729. 

*Com informações da assessoria de imprensa