Publicidade
Manaus
Manaus

Ipem-AM fiscaliza estabelecimentos comerciais das Zonas Norte e Leste de Manaus

A ação visa coletar e periciar produtos de massas desiguais (fracionados e reembalados) como bandejas de carne, frango, queijo, presunto e hortifrutis 03/05/2012 às 09:16
Show 1
O órgão utilizará a unidade móvel com balanças, computadores, impressoras, provetas e temperatura controlada para a realização das pericias
acritica.com Manaus (AM)

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) realiza durante a manhã e tarde desta quinta-feira (3/5) uma ação itinerante em mercadinhos e supermercados das zonas Norte e Leste da cidade, para realizar exames periciais em tempo real na presença da população.

A ação visa coletar e periciar produtos de massas desiguais (fracionados e reembalados) como bandejas de carne, frango, queijo, presunto e hortifrutis. Além dos produtos pré-medidos que são aqueles embalados na ausência do consumidor que compõe a cesta básica, como arroz, açúcar, feijão, farinha etc. O órgão disponibilizará ainda de informações por meio de cartilhas e folders sobre seus direitos e deveres dos consumidores.

Conforme o Ipem, estará disponível a unidade móvel do órgão - única no país que foi idealizada para atender as necessidades do controle metrológico dos produtos pré-medidos no Amazonas, sendo adaptada com balanças, computadores, impressoras, provetas e temperatura controlada para a realização das pericias.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito esta ação visa garantir a confiabilidade na comercialização dos produtos pré-medidos. “Com a realização dos exames na presença do consumidor e do empresário o principal objetivo é assegurar a comercialização correta e a transparência nas relações de consumo”, disse Márcio André.

No ano passado de janeiro a abril, o órgão realizou 10.737 exames periciais, sendo gerados 183 autos de infração. E este ano, no mesmo período foram feitos 13.296 exames, destes 65 autos foram gerados.

O Ipem-AM dispõem do serviço de ouvidoria para dúvidas, sugestões e denúncias que podem ser feitas pelo 0800 092 2020 que funciona de segunda a sexta-feira das 8 h às 12h e das 13h30 às 16h30.