Publicidade
Manaus
Manaus

Ipem/AM fiscaliza marcas de ovos de páscoa em Manaus

A ação do órgão iniciou no dia 12 de março e segue até a próxima sexta-feira (30), quando será divulgado o resultado final. Das dez marcas fiscalizadas, quatro já foram aprovadas 28/03/2012 às 11:23
Show 1
Durante perícia do Ipem são verificados o peso e brindes contidos nos produtos
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

A páscoa se aproxima e o Instituto de Pesos e Medidas no Amazonas (Ipem/AM) realizou, na manhã desta terça-feira (27), mais uma etapa da perícia em ovos de páscoa comercializados nos estabelecimentos de Manaus. A ação do órgão iniciou no dia 12 de março e segue até a próxima sexta-feira (30), quando será divulgado o resultado final.

A “Operação Páscoa” vai verificar a precisão do peso dos produtos e a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dos brindes destinados às crianças. Produtos de quatro marcas passaram no teste do Ipem/AM. As marcas que não apresentaram irregularidades foram a Arcor, Garoto, Lacta e Nestlé, restando seis  que estão sendo avaliadas - duas são de origem caseira.

Caso alguma marca apresente irregularidade, será aplicada multa que varia de R$ 400 a 200 mil reais, auto de infração será lavrado, e o proprietário recebe um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem. Os produtos irregulares serão recolhidos dos estabelecimentos.

O consumidor pode verificar durante a compra do ovo de chocolate se o peso do produto corresponde ao indicado na embalagem, assim como se os brindes contidos nos doces indicam a faixa etária e o selo do Inmetro.   Se constatar alguma alteração deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas pelo telefone 0800-092 2020, de segunda a sexta-feira no horário comercial.