Publicidade
Manaus
Manaus

Jovens elaboram atividades para angariar fundos para encontro com Bento XVI no Rio

Entre as iniciativas estão vendas de produtos artesanais, ingressos para shows musicais com atrações locais e nacionais, e jantares beneficentes. A meta do comitê é arrecadar R$ 5 milhões, no mínimo 19/08/2012 às 12:51
Show 1
Integrante do comitê local Maria do Carmo Seffair Lins afirmou que meta de levar 2 mil jovens poderá ser superada
Milton de Oliveira Manaus (AM)

Jovens do Amazonas e o comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começam a se mobilizar em Manaus  para arrecadar recursos e custear a viagem ao Rio de Janeiro, onde em julho do ano que vem, se reunirão com o papa Bento XVI. Um calendário de eventos foi criado para divulgar as atividades na cidade.

Entre as iniciativas estão vendas de produtos artesanais, ingressos para shows musicais com atrações locais e nacionais, e jantares beneficentes. A meta  do comitê é arrecadar R$ 5 milhões, no mínimo. “O primeiro projeto a ser colocado em prática é o caravana de jovens, depois o ‘Bote Fé’ com cantores nacionais. Tem também  o ‘Terço da Jornada’, que é um trabalho realizado com as comunidades carentes do interior e indígenas,que confeccionam terços. Há também  a ‘Oca do Amazonas’ e por último o ‘Palco do Amazonas’ no Rio”, enumerou  o coordenador do comitê David Benarrós.

Ainda conforme Benarrós, o comitê fará parcerias com empresas locais de shows cuja parte da renda será destinada ao JMJ. “A cantora Elba Ramalho já se disponibilizou participar da jornada e o padre-cantor Fábio de Melo fará um show em outubro. O objetivo dessas atividades é arrecadar fundos para levar o maior número de jovens para a JMJ”, disse Benarrós.

Ele contou também, que, em outubro, a banda de rock Biquini Cavadão se apresentará em Manaus e os ingressos adquiridos na Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) permitirá ajudar aos jovens do Amazonas a pagar as despesas no Rio. “Embora a expectativa seja de levar 2 mil jovens, vamos trabalhar para que o número seja dobrado”, disse a integrante do comitê local Maria do Carmo Seffair Lins.

Para o mês de novembro existe a expectativa de que a banda católica Rosa de Saron proporcione mais arrecadações, com uma apresentação aos amazonenses. O local ainda não foi definido.

O calendário de eventos para este ano, terminará, segundo o comitê local do JMJ, com a Missa Natalina em dezembro. Já no ano que vem, outras atividades serão realizadas no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, na Zona Centro Oeste.

História

A primeira JMJ aconteceu em Roma e, a partir daí, os locais foram se alternando entre países da Europa, América e Ásia. Na América, os países Canadá, Estados Unidos e Argentina já haviam recebido o evento. Em 2013, acontecerá no Brasil.

Informações sobre a mobilização local podem ser obtidas pelo correio eletrônico coordenador@amazonasnajmj2013.com.br.

BLOG

Dom Luís Vieira, Arcebispo de Manaus

 “As jornadas com os jovens começaram ainda com o papa João Paulo II. Antes, ele havia realizado encontros com as famílias. O objetivo das jornadas é mostrar aos jovens do mundo inteiro que existem outras opções. A juventude está deixando-se levar por muitas coisas, como o consumismo e as drogas. Então, esses encontros são momentos fortes de reflexão sobre a realidade pela qual passa o mundo e e a juventude. É algo impressionante, fora do comum. Os encontros com os jovens acontecem geralmente no mês de julho porque é o tempo das férias no hemisfério Norte e, de alguma forma, coincidem também, com as férias de julho no Brasil. Então, nesse período, muitos jovens podem se locomover até a cidade que vai ser sede do encontro com o Papa. E, no próximo ano, acontece no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Mas, antes há toda uma preparação para que a juventude vá sentindo o ambiente das reflexões, orações, enfim, dos trabalhos próprios da jornada mundial”.