Publicidade
Manaus
Manaus

Legislativo do Amazonas presta homenagem ao Corpo de Bombeiros

No Estado, o Corpo de Bombeiros foi criado oficialmente em 1876 pela Portaria Provincial n° 268, de 11 de Julho. Por isso, na última quarta-feira (11), completou 136 anos 13/07/2012 às 15:11
Show 1
Cerimônia de homenagem na Casa Legislativa
acritica.com Manaus (AM)

Os 136 anos do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Amazonas foram marcados com uma comemoração especial, na manhã desta sexta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).  A iniciativa foi dos deputados estaduais Cabo Maciel (PR) e Sinésio Campos (PT), e sob a presidência do deputado Marcos Rotta (PMDB).

Em seu discurso, o Cabo Maciel lembrou que a homenagem era um agradecimento do povo ao serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros, apesar das dificuldades inerentes da profissão.  O parlamentar afirmou que ao propor a lei de reajuste salarial para a categoria, os bombeiros não foram esquecidos, sendo solicitada a presença de representantes da categoria.

O deputado ressaltou a lei de projeção salarial, iniciativa pioneira no Estado do Amazonas. “Estive em um congresso das polícias, onde os estados do Nordeste e Sul nos parabenizaram porque a polícia amazonense se organizou e está amparada pela lei até 2016, além de ter mantido a data-base em 21 de abril”, disse.

No total, por meio da lei, foi garantido reajuste anual de 11,13% (já incluído a data-base). “É o reconhecimento de um governo que conhece a segurança pública e quer fazer o melhor”, argumentou ele, lembrando, ainda, dos avanços conquistados com a lei de carreira, como por exemplo, a data-limite de ingresso na carreira militar de 28 anos, além do porte de arma registrado em carteira de trabalho. Na ocasião foi entregue uma placa comemorativa ao comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antonio Dias dos Santos pelo cabo Maciel, Sinésio Campos e Marcos Rotta.

Data

Dia 2 de julho de 1856, na capital do Império, foi criado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, que teve por comandante o major João Batista de Morais Antas, Por isto nesta data de 2 de Julho é comemorado o Dia Nacional dos Bombeiros ou o Dia do Bombeiro Brasileiro.

No Amazonas, o Corpo de Bombeiros foi criado oficialmente em 1876 pela Portaria Provincial n° 268, de 11 de Julho. Por isso, na última quarta-feira (11), completou 136 anos de existência.

Com informações da assessoria de comunicação.