Publicidade
Manaus
Manaus

Lei prevê aplicação de vacina contra HPV nos estudantes da rede pública em Manaus

Dos 600 novos casos de câncer de colo uterino que devem ser diagnosticados no Amazonas, em 2012, segundo previsão do Instituto Nacional do Câncer, quase que a totalidade terá o HPV - Doença sexualmente transmissível- como causa 30/08/2012 às 09:55
Show 1
A vacinação deve ser acompanhada de campanhas educativas
acritica.com Manaus

O município de Manaus tem 180 dias, a contar de hoje, para viabilizar nas 492 escolas municipais a vacina de HPV (Papiloma Vírus Humano) para jovens com idade entre 11 e 16 anos, aponta a Lei Municipal 38/2012, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado (DOM).

O vírus sexualmente transmissível é responsável por 96% dos casos de câncer de colo uterino em todo o mundo, apontam especialistas da área.

Ou seja: dos 600 novos casos que devem ser diagnosticados no Amazonas, em 2012, segundo previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quase que a totalidade terá o HPV como causa.

De acordo com a lei municipal, embora o público–alvo sejam jovens entre 11 e 16 anos, a prioridade para a vacinação são as meninas de 11 e 12 anos. A vacinação deverá ser coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As despesas decorrentes da campanha da vacinação ficarão por conta da dotação orçamentária da área de saúde. A lei estabelece, ainda, a realização de campanha publicitária esclarecendo o que é o HPV e a necessidade de vacinação das meninas que serão atendidas. O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo papilomavírus humano (HPV).

Conforme informações do Inca, estudos no mundo mostram que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV.  Os vírus de alto risco têm maior probabilidade de provocar lesões persistentes e estar associados a lesões pré-cancerosas. Transmitidos por meio das relações sexuais, os HPV genitais podem causar lesões no colo do útero, na vagina, pênis e ânus.