Publicidade
Manaus
Manaus

Leitores denunciam falta de iluminação no Centro de Manaus

Trabalhadores cadastrados que atuam na antiga ‘Praça da Polícia’ reclamam, mas temem se identificar, por medo de represálias dos órgãos que administram o espaço que recebe diariamente famílias, estudantes, pessoas que trabalham nas proximidades e visitantes de outras cidades 30/11/2012 às 17:37
Show 1
Praça escura fica um perigo à noite, conforme visitantes
acritica.com Manaus (AM)

A Praça Heliodoro Balbi, que é uma das mais tradicionais da cidade, localizada no Centro de Manaus, está com os postes de iluminação com defeito há pelo menos dez dias e a noite fica às escuras. A praça está localizada entre a rua José Paranaguá com a avenida 7 de Setembro, no Centro. Leitores do portal acritica.com, que denunciaram o problema, reclamam da insegurança ocasionada pela falta de iluminação no local.

Trabalhadores cadastrados que atuam na antiga ‘Praça da Polícia’ reclamam, mas temem se identificar, por medo de represálias dos órgãos que administram o espaço que recebe diariamente famílias, estudantes, pessoas que trabalham nas proximidades e visitantes de outras cidades.

De acordo com um trabalhador do local, à noite a praça fica parcialmente escura e propícia para a ação dos bandidos. “Já faz mais de uma semana que metade da praça fica sem luz à noite. São quatro postes de iluminação apagados. Acho que são as peças que ativam as lâmpadas que estão com defeito”, comentou.

O estudante Rodrigo Pimentel, 21 anos, contou que evita ficar no local no horário de intervalo das aulas noturnas do colégio Dom Pedro II, que fica em frente da praça. Ele afirmou que presenciou uma estudante ser assaltada no local. “É perigoso agora. Já vi uma aluna ser assaltada aí. O cara veio e tomou o celular dela e correu. Os guardas ficam pro outro lado de lá. É complicado disse”, disse.

Ainda de acordo com trabalhadores do local, policiais em viaturas e motocicletas passam diariamente a partir do anoitecer pelas vias nos arredores da praça. O policimento chega a fazer abordagens de suspeitos.

Resposta

Sobre a falta de iluminação nos quatro postes de luz no entorno da Praça Heliodoro Balbi, a Secretaria de Estado de Cultura informou por meio da sua assessoria de imprensa, que solicitou mais de uma vez à Manaus  Luz, empresa responsável pela iluminação pública, a realização da manutenção dos equipamentos.

De acordo com a Sec, as luzes foram danificadas há semana e meia devido as fortes chuvas que estão ocorrendo na cidade e que ocasionaram problemas técnicos.  “A iluminação dos postes é de responsabilidade da iluminação pública, ou seja, da empresa contratada para fazer a execução dos serviços, a Manaus Luz”, dia trecho da nota.

A secretaria informa ainda que toda manutenção de pintura, limpeza e segurança, jardinagem, assim como demais serviços administrados pela pasta, ocorre com supervisão. No que se refere à iluminação interna da praça, todas as luminárias e luzes estão em funcionamento, segundo a Sec. A Secretaria aguarda manutenção e religamento das lâmpadas, ficando responsável pela cobrança da execução desses serviços.