Publicidade
Manaus
Manaus

Mãe pede ajuda para pagar tratamento de filho especial fora de Manaus

Rosangela Fernandes e familiares se mobilizam para arrecadar fundos para pagar o tratamento do pequeno Izaquiel, portador de paralisia cerebral e vítima de maus tratos da mãe biológica 30/03/2012 às 21:07
Show 1
Izaquiel e sua mãe Rosangela
Mariana Lima Manaus

Quem vê o pequeno Izaquiel com um sorriso no rosto assistindo os seus desenhos favoritos não imagina quantas batalhas o menino já venceu. Vítima de paralisia cerebral após sofrer maus tratos de sua mãe biológica, Izaquiel foi adotado pela psicóloga Rosangela Fernandes em 2007, época em que ela estagiava no abrigo Moacyr Alves, local onde o pequeno morou por dois anos. Após cinco anos de convivência, Rosângela luta para que Izaquiel volte a andar, mas para isso precisa arrecadar cerca de R$60 mil para um tratamento específico, chamado de Therasuit, que só é oferecido em Campinas (SP).

Cinco voluntárias trabalham dia e noite para organizar as doações do bazar que ocorre neste sábado (31) na residência da família. Objetos como bicicletas, roupas, aparelhos de TV, violões estão entre os artigos que serão vendidos. Toda a arrecadação será voltada para pagar o tratamento, hospedagem e alimentação de Izaquiel e sua família por 60 dias, período em que ele fará uma fisioterapia mais intensa e elaborada. O Therasuit  oferece uma oportunidade de o pequeno voltar a sentar e a andar, situações que ele fazia normalmente antes de sofrer os maus tratos.

“O Izaquiel nasceu normal, de um parto normal, chegou a andar e a viver as fases de desenvolvimento de uma criança. Quando ele tinha cerca de um ano e meio, a mãe biológica dele, impaciente, o agrediu fisicamente de forma muito intensa. Izaquiel chegou a ser jogado contra a parede diversas vezes”, relata Rosangela, emocionada com a história do filho.

A luta para a recuperação do “filho do coração” impulsionou Rosangela a procurar outras mães que viviam situações semelhantes. Em grupos pela internet, buscou ajuda de possíveis tratamentos em fóruns e discussões abertas. “A minha intenção era levá-lo à China para que ele fizesse cirurgia com células-tronco, mas me apresentaram esse tratamento que é mais barato e mais eficaz”, conta.

“Tudo o que eu quero é a independência do meu filho, que ele volte a andar e a sentar. Eu tenho que acompanhar as necessidades físicas dele, não posso esperar por mais tempo para correr atrás de um tratamento se o organismo dele pede isso agora”, conta Rosangela. Segundo a mãe da criança, Izaquiel realizou recentemente uma cirurgia em ambas as pernas, nos músculos e tendões, que torna possível a criança voltar a andar.

A família conta com a ajuda de pessoas anônimas, que acabam tendo conhecimento da história de Izaquiel e contribuem comprando rifas e fazendo pequenas doações. Rosangela recebe todos de portas e corações abertos, para que as pessoas possam encontrar e conhecer o pequeno guerreiro pessoalmente.

“Eu sei que há muitos por aí que fazem campanhas falsas, mas eu espero que as pessoas se dêem a oportunidade de conhecer essas histórias e quem sabe ajudá-las”, reforça a mãe emocionada.

Amor

O amor entre mãe e filho é visível nos depoimentos emocionados de Rosangela, correspondidos sempre com um sorriso amável de Izaquiel: “Eu tenho um amor imenso por esse menino. Ele é meu combustível diário. Esse menino de apenas sete anos me fez ser mais humana, pois hoje eu entendo as pessoas que passam dificuldades. Sei como é ir a um bar vender rifas e as pessoas dizerem que não tem condições, mesmo quando visivelmente tem. Não consigo olhar para o Izaquiel e ver a deficiência dele. Só tenho que agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade da amá-lo e muito”.

Ajuda

O Bazar Solidário para arrecadar verbas para a viagem e tratamento do Izaquiel acontecerá neste sábado (31) na casa de Rosangela, das 10h às 18h,  localizado na Rua 10, casa 198, Japiim, Zona Sul de Manaus. Os interessados em comprar rifas podem entrar em contato com a Rosangela pelo telefone 9130-1113, ela se disponibiliza em se encontrar com as pessoas que não tem como ir ao bazar.

Quem preferir ajudar o pequeno com doações em dinheiro podem  realizar depósitos na conta corrente de Izaquiel Conte Fernandes, na Caixa Econômica Federal, Agência 1548 Operação 013 Conta 14266-7.