Publicidade
Manaus
Manaus

Mães de Manaus são convidadas para a ‘Hora do Mamaço’

O evento acontece nesta sexta-feira (3) e é uma iniciativa do grupo Aleitamento Materno Solidário, contra o preconceito de amamentar em público 03/08/2012 às 07:13
Show 1
O evento é uma iniciativa do grupo Aleitamento Materno Solidário, contra o preconceito de amamentar em público
jornal a crítica Manaus

Atenção mães amazonenses  em fase de amamentação! Nesta sexta-feira (3), a partir das 16h, todas estão convidadas a comparecer na frente do chafariz do complexo de lazer da Ponta Negra e participar da “Hora do Mamaço”, movimento do grupo Aleitamento Materno Solidário contra o preconceito de amamentar em público.

Todas serão fotografadas para particiar de um video-clipe, a ser veiculado ao redor do mundo.“A idéia é reunir o máximo de mães para  amamentarem, em público, todas na mesma hora, em frente a praias, locais públicos, teatros e mostrar a importância da amamentação.  Queremos rebater os olhares preconceituosos que, muitas vezes, inibem a mãe de amamentar seu filho na hora em que é  preciso”, disse a coordenadora do evento, Renata Rivas.

Mãe de uma criança de cinco meses e blogueira, Renata diz que Manaus será a primeira cidade a realizar o movimento em 2012. “Todas as cidades terão um mamaço. Manaus estava de fora, mas agora vamos realizar o movimento  nesta sexta-feira. Nas outras cidades, ele ocorre no sábado”, disse Renata.

No Brasil, a polêmica sobre a amamentação em público começou em 2011, quando uma mãe foi impedida de amamentar seu filho durante uma exposição no Itaú Cultural da Avenida Paulista. “ Muita gente tem preconceito. A gente sente os olhares de reprovação. Isso é injusto porque quem já foi filho, um dia, já teve que ser amamentado”, diz.

O aleitamento materno em Manaus tem um dos piores indíces do Brasil, com menos de 50% das mães adotando a prática.

Herança indígena
Manaus, cidade na qual índias amamentavam seus filhos ao ar livre, se integra à hora do mamaço, como parte das comemorações pela Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), quando são realizadas atividades informativas e de conscientização em vários países para incentivar as mães.