Publicidade
Manaus
Cotidiano, OAB/AM, Exame da OAB

Mais de 1.700 candidatos prestam o Exame da Ordem no Amazonas

Número de inscritos na oitava edição do Exame unificado ultrapassou o dos certames anteriores 06/09/2012 às 17:26
Show 1
A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva será feita no domingo à noite, no site da FGV
acritica.com Manaus

Um total de 1.771 candidatos serão submetidos neste domingo (9) no Amazonas, às provas objetivas (primeira fase) do 8º Exame de Ordem Unificado. Em todo o país, mais de 117 mil pessoas estão inscritas para participar dessa oitava edição que começará às 14h (horário de Brasília).

Em Manaus, as provas serão aplicadas na Universidade Paulista (Unip), locailzada na Avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, Zona Centro-Sul da cidade.

O número de inscritos neste Exame ultrapassou os certames anteriores. Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-AM, Caupolican Padilha, o Exame é fundamental para que a advocacia fortaleça seu papel ético e de contribuição com a democracia brasileira.

 “Esse é o oitavo Exame Unificado. A cada prova a OAB amadurece mais na construção de um processo avaliativo justo e que possa defender a boa administração da justiça, procurando garantir à todos que os seus licenciados estão aptos para defender as garantias e as liberdades da população brasileira”, afirma.

O cartão de informação dos examinandos, no qual se pode consultar individualmente o local de prova, já foi divulgado no site do Conselho Federal da OAB e no portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aplica o Exame. 

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva será feita neste site, na noite do próprio domingo. Já o resultado preliminar será divulgado no próximo dia 19 deste mês.  

Recomendações
Os candidatos inscritos devem ficar atentos aos locais de prova e às recomendações para o certame. Ele deverá comparecer ao local com caneta esferográfica fabricada em material transparente, de tinta azul ou preta, sendo vetado o uso de lápis, borrachas ou corretivo, conforme consta no edital. A prova terá duração de cinco horas.

O examinando deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização da prova por, no mínimo, duas horas após o seu início.

Os aprovados nesta primeira fase do Exame serão submetidos à prova prática, correspondente à 2º etapa do Exame, marcado para o dia 21 de outubro. A aprovação no teste é obrigatória para que o bacharel de Direito possa se inscrever nos quadros da OAB/AM e exercer a Advocacia, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres.

Os locais de realização das provas podem ser acessados pelo link: http://www.oab.org.br/arquivos/edital-locais-1-fase.pdf