Publicidade
Manaus
Manaus

Mais de 22 mil jovens de 16 anos tiraram o título eleitoral em 2012

Os números significativos levaram a Ouvidoria do órgão a realizar palestras sobre o voto consciente em escolas da capital 20/09/2012 às 16:37
Show 1
Fórum eleitoral do Amazonas
acritica.com Manaus

Mais de 22 mil jovens com 16 anos, no Amazonas, tiraram a primeira via do título de eleitor este ano e estão aptos a votar no próximo dia 07 de outubro. Já o universo de adolescentes com 17 anos no Estado e que também tiraram a primeira via do título em 2012 é de 23.389 novos eleitores, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM). Os números significativos levaram a Ouvidoria do órgão a realizar palestras sobre o voto consciente em escolas da capital.

Nesta quinta-feira (20), a ouvidora do TRE/AM, desembargadora Socorro Guedes, que também acumula os cargos de vice-presidente do Tribunal e corregedora geral, visitou os estudantes da escola estadual José Bernardino Lindoso, no bairro Cidade Nova, Zona Norte, onde falou para os alunos do Ensino Médio. “Como as palestras são dirigidas aos jovens, a comunidade não foi contemplada nesta oportunidade, inclusive porque os auditórios das escolas não comportam um número muito grande de pessoas, mas estamos conversando os alunos do Ensino Médio sobre o voto consciente, além dos professores e demais funcionários”, explicou Socorro Guedes. “Nesses encontros, eles esclarecem suas dúvidas sobre o período eleitoral e a importância do voto, e ainda sobre as atividades da Ouvidoria e como o eleitor pode ajudar na fiscalização do pleito”, afirmou.

Para a realização da palestra, a Ouvidoria do TRE também leva urnas com a finalidade de simular o voto e demonstrar como ocorre a votação. A programação inclui a apresentação de uma peça teatral sobre as eleições, organizada pela Secretaria Estadual de Cultural (SEC). São distribuídas cartilhas do eleitor e ainda é apresentada uma exposição itinerante de banners com a história da Justiça Eleitoral Brasileira desde 1932 e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), instalado no mesmo ano.

A ouvidora afirmou que somente por meio do voto consciente e responsável a cidade pode ser bem governada. "O objetivo desse trabalho é esclarecer esses jovens, que estão votando pela primeira vez, o que é o voto e a responsabilidade do cidadão no processo eleitoral”, declarou Socorro Guedes. Para o estudante Vinícius Wendel, de 16 anos, apesar de informar que não vai votar nas eleições deste ano, mencionou que fica atendo às propostas dos candidatos. Já o estudante Júlio Tavares, de 18 anos, vai votar pela primeira vez no dia 07 de outubro. Segundo ele, a população já conhece a maioria dos candidatos e cabe ao eleitor escolher os melhores.

“Estamos indo às escolas para falar também sobre o trabalho da Ouvidoria do TRE e mostrar que o Judiciário está à disposição do cidadão. Queremos que todos nos ajudem nesse momento de fiscalização. Temos um grande número de servidores e magistrados trabalhando no processo eleitoral e estamos comprometidos para que o pleito ocorra de forma tranquila e transparente, a fim de que a vontade do eleitor prevaleça, mas para isso precisamos da ajuda da população e qualquer pessoa que veja um possível crime eleitoral precisa denunciar”, recomendou Socorro Guedes.

A próxima instituição a ser visitada é a escola estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, na sexta-feira, dia 21, a partir das 9h50, no bairro Compensa, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Com informações da assessoria.