Publicidade
Manaus
Cotidiano, Semana da Pátria, Desfile Militar

Mais de 90 mil pessoas prestigiam o desfile militar em Manaus

Além das unidades militares das Forças Armadas, que atuam na região de fronteira, evento também contou com a presença de representantes militares de paísesvizinhos como ocorre todos os anos 07/09/2012 às 23:47
Show 1
Símbolo de uma das unidades militares do Comando Militar da Amazônia, onça pintada também participa de desfile
Síntia Maciel Manaus

Mais de 90 mil pessoas, conforme as estimativas da Polícia Militar, prestigiaram o desfile militar, em comemoração ao Sete de Setembro - Independência do Brasil -, realizado nesta sexta-feira (7), no Centro de Convenções (Sambódromo), localizado na Zona Centro-Sul de Manaus.

Um efetivo de 5 mil homens  da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal, além de integrantes da Marinha de Guerra do Peru e de uma unidade militar colombiana participaram do evento.

O desfile teve início após o abafamento do fogo simbólico, e a revista às tropas militares realizadas pelo governador do Amazonas Omar Aziz, em companhia do comandante militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Vilas Bôas.

Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) também participaram do desfile, juntamente com os militares do Exército Brasileiro que integraram a missão de paz da ONU, enviada ao Haiti.

Durante a apresentação helicópteros da Força Aérea também realizaram algumas acrobacias sobre o Sambódromo.

Protesto
Em meio ao desfile militar um grupo de candidatos aprovados no Concurso do Corpo de Bombeiros, realizado em 2009, tentou chamar a atenção das autoridades presentes com algumas faixas de protesto, colocadas nas grades de proteção do Sambódromo. As mesmas continuam os seguintes dizeres: "Bombeiro também é segurança pública, concursados combatentes 2009".