Publicidade
Manaus
Manaus

Mais de R$ 5 milhões garantidos para a compra de vacinas contra o HPV em Manaus

Uma lei municipal de autoria do vereador Reizo Castelo Branco prevê a imunização de meninas com idade entre 11 e 16 anos, estudantes da rede pública municipal de ensino 03/09/2012 às 16:26
Show 1
A vacinação deve ser acompanhada de campanhas educativas
acritica.com Manaus

Mais de R$ 5,5 milhões para a compra de 100,3 mil vacinas contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), principal causador do câncer de colo uterino, estão garantidos no orçamento de 2013 da Prefeitura de Manaus e darão suporte à Lei Municipal 38/2012, publicada no último dia 29, a qual prevê a imunização de estudantes da rede pública municipal de ensino com idade entre 11 e 16 anos.

O texto é de autoria do vereador Reizo Castelo Branco (PDT) e a Emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que garantiu o recurso foi uma iniciativa do vice-líder do prefeito Amazonino Mendes na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Homero de Miranda Leão (PHS).

A emenda foi aprovada à unanimidade em junho deste ano. Ela complementará as ações inseridas na Gestão de Vi­gilância Epi­demi­ológi­Ca, do Fun­do Mu­nici­pal de Saúde, segundo a assessoria de Homero. Ele justifica a ocorrência apontando a ocorrência de 18 mil no­vos ca­sos de câncer do co­lo ute­rino no Bra­sil a ca­da ano, se­gun­do es­tu­dos do o Ins­ti­tuto Na­ci­onal do Câncer (In­ca).

Para o Amazonas, a estimativa do Inca para 2012 aponta 600 novos casos de câncer de colo uterino.

De acordo com a lei municipal, embora o público–alvo seja jovens entre 11 e 16 anos, a prioridade para a vacinação são as meninas de 11 e 12 anos. A vacinação deverá ser coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação (Semed)