Publicidade
Manaus
SEGURANÇA

Mais de três mil servidores reforçam segurança em eventos no Amazonas

As Operações acontecem em Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manaus e mobilizam cerca de três mil servidores de pelo menos 30 órgãos 08/09/2017 às 14:28
Show fecabo
(Foto: Lindemberg Cavalcante)
acritica.com Manaus (AM)

O Sistema de Segurança Pública do Amazonas realiza, de forma inédita e simultânea, desde esta quinta-feira (6), três grandes Operações de Segurança no Estado. As Operações acontecem em Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manaus e mobilizam cerca de três mil servidores de pelo menos 30 órgãos. Cerca de 100 mil pessoas são aguardadas para participar dos eventos até o domingo (10).

As ações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) e conta com a integração do efetivo de forças federais, estaduais e municipais.

Todas as ações são monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP-AM, que acompanha as três operações integradas em tempo real por meio de 536 câmeras instaladas em locais estratégicos nos municípios e nas entradas e saídas das cidades onde acontecem os eventos.

De acordo com o secretário executivo-adjunto da Seagi, coronel Dan Câmara, as operações integradas e simultâneas proporcionam efetividade nos serviços que são entregues ao cidadão. “O modelo de integração adotado pelo Sistema é um fator importante para otimização de recursos em tempos de crise, porque potencializa os resultados e mantem a eficiência dos serviços. Isso pode ser visto de forma mais eficaz durante as três operações integradas que estamos realizando. É algo inovador e inédito”, disse.

Em Manaus, pela primeira vez a Operação Semana da Pátria e do Amazonas é coordenada a partir do CICC, tendo como principal foco o ordenamento dos locais próximos aos eventos cívicos e militares. Locais como Ponta Negra e adjacências do Sambódromo sofreram intervenções, desvios e barreiras nos dias de desfiles.

Em Itacoatiara (a 175 km de Manaus), acontece o 32º Festival da Canção (Fecani), entre os dias 6 e 9 de Setembro. No município, a SSP-AM disponibilizou o CICC Móvel, uma carreta com tecnologia de monitoramento por meio de câmeras, que facilita a pronta-reposta às ocorrências e inibe a ação de criminosos. Além disso, o efetivo policial da cidade foi reforçado nos quatro dias de eventos.

No município de Presidente Figueiredo (a 118 km de Manaus), a Operação de Segurança para o evento “Festa dos Evangélicos”, que acontece entre os dias 7 e 9 de Setembro, será monitorada a partir do CICC Municipal, que conta com um aparato tecnológico similar ao CICC Regional em Manaus, de onde é possível acompanhar toda movimentação e mobilizar de forma mais rápida apoio para possíveis ocorrências. Efetivos dos órgãos de Segurança da capital foram enviados ao município para reforçar o policiamento e as ações de segurança.

O foco das Operações nos dois municípios é prevenir acidentes das rodovias AM 010 e BR 174. Por isso, durante os eventos, barreiras fixas estarão montadas nas entradas e saídas dos municípios para vistoria de pessoas e veículos, além de vistoria em coletivos e passageiros do transporte urbano.

A Operação conta com a participação de servidores das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), SSP-AM,  Manautrans, Exército, Marinha, Aeronáutica, Guarda Civil Metropolitana e demais órgãos de saúde e fiscalização.

*Com informações da assessoria de comunicação.